Vinícius Júnior sofreu mais um caso de racismo na Espanha. Desta vez, ele deixou o campo sendo chamado de ‘macaco’ por torcedores do Real Valladolid na última sexta-feira (30). Além disso, os torcedores atiraram bananas em direção a Vinícius, que com raiva, chutou uma dessas coisas. Irritado, o craque revelado pelo Flamengo cobrou posicionamento da La Liga nas redes sociais.
A La Liga prontamente respondeu e alegou que se manifestaria independentemente da cobrança de Vinícius Júnior. A liga encaminhou o caso para a Comissão Antiviolência e à Promotoria por crimes de ódio, identificando o caso de racismo em vídeo nas redes sociais, da mesma forma que o assunto se propagou no Brasil.
Leia Mais: Flamengo acerta contratação de Gerson após longa negociação
Agora foi a vez do Real Valladolid se manifestar sobre o caso. O clube espanhol lamentou veementemente o caso sofrido por Vinícius Júnior. “Em linha com o comunicado emitido pela La Liga devido aos incidentes isolados ocorridos em Zorrilla na partida entre Real Valladolid e Real Madrid envolvendo Vinícius Júnior, a entidade blanquivioleta quer destacar que condena absolutamente qualquer forma de racismo e lamenta muito o ocorrido”, disse então em nota.
Além disso, o Real Valladolid ainda se colocou a disposição para ajudar nas investigações.
“O clube está, obviamente, disposto a colaborar com a La Liga para realizar as investigações pertinentes e se reserva o direito de tomar medidas disciplinares caso haja assinantes envolvidos nos incidentes. Não há espaço para o racismo no futebol e na sociedade, e é por isso que o Real Valladolid está determinado a implementar cada vez mais medidas para conscientizar, evitar e combater qualquer episódio semelhante. Estes incidentes isolados não representam a grande maioria dos torcedores blanquivioletas, sempre respeitosos, e participaram de um belo show nas arquibancadas do Zorrilla”, diz a nota.
Vinícius Júnior cobra La Liga nas redes sociais
A cobrança do jogador veio em forma de publicação. No texto, Vini fala sobre os racistas nos jogos do Campeonato Espanhol. “Os racistas seguem indo aos estádios e assistindo ao maior clube do mundo de perto e a La Liga segue sem fazer nada… Seguirei de cabeça erguida e comemorando as minhas vitórias e do Madrid. No final a culpa é MINHA”, escreveu Vinícius Júnior.
Veja a nota publicada pela La Liga após o post de Vinícius Júnior:
“Antes da publicação de Vinicius Júnior, do Real Madrid, em suas redes sociais, fazendo comentário em que faz alusão à falta de ação da La Liga no combate ao racismo. A La Liga detectou insultos racistas de algumas pessoas nas arquibancadas do estádio Zorrilla, publicadas nas redes sociais. Esses fatos serão denunciados à Comissão Antiviolência e à Promotoria por crimes de ódio. Como já foi feito em outras ocasiões. A La Liga, após investigar condutas racistas dentro e fora dos estádios, tem liderado o combate a esse tipo de ato”, afirma,l por fim, a nota.