Real culpa federação e árbitros por rotina de ataques racistas a Vinícius Júnior
O Real Madrid finalmente decidiu se manifestar sobre os constantes ataques racistas que Vinícius Júnior sofre na Espanha. Após anunciar que apresentou denúncia ao Ministério Público espanhol, o clube divulgou nova nota oficial e culpou árbitros e a Federação de Futebol da Espanha (RFEF) pelos ataques.
Neste domingo (21), o jogo entre Valencia e Real Madrid ficou marcado por torcedores chamando Vinícius de “macaco”. A partida chegou a ficar paralisada por cerca de oito minutos. No fim do jogo, o ex-Flamengo sofreu mata-leão do atacante Hugo Duro, reagiu e foi o único atleta expulso de campo.
Leia mais: Valencia afirma ter identificado racista e vai banir autor de ataques contra Vinícius Júnior
Dessa forma, a nota do Real Madrid ataca a arbitragem do futebol espanhol como um todo. Além de citar a péssima atuação nos nove casos que Vini sofreu ataques racistas em estádios da Espanha, o clube também critica a decisão do árbitro Ricardo De Burgos Bengoetxea e do VAR de expulsar o atleta contra o Valencia.
“Os árbitros, longe de agir com firmeza e aplicar os protocolos regulamentares, optaram na maioria dos casos por se inibir e evitar tomar as decisões que lhes correspondiam. Ainda ontem, o árbitro e os responsáveis pelo VAR fugiram de suas responsabilidades e tomaram decisões injustas com base em imagens incompletas, não vistas na íntegra, tendenciosas e que levaram à expulsão direta do nosso jogador Vinícius Junior”, diz parte do comunicado.
“Infelizmente, o que aconteceu ontem e a gestão que foi feita pelos árbitros e pelo VAR, não percebemos como algo isolado, mas sim como algo que se repetiu em muitas de nossas partidas. A vítima que a sofre nunca poderá ser responsabilizada pelo crime”.
Real Madrid critica Federação de Futebol da Espanha
Nesta segunda-feira (22), o presidente da RFEF, Luis Rubiales, convocou coletiva de imprensa para se manifestar sobre o caso. Luis subiu o tom das críticas e afirmou que irá tomar medidas para punir os responsáveis e evitar novos casos. Contudo, as declarações do presidente também foram alvo de críticas do Real.
De acordo com a nota, as declarações do presidente são surpreendentes. Isso porque, como chefe do futebol espanhol e do estabelecimento de arbitragem, Luis Ruibiales não permitiu medidas contundentes para evitar chegar ao atual momento.
“A imagem do nosso futebol está seriamente danificada e deteriorada aos olhos de todo o mundo. Sua passividade tem contribuído para a impotência e indefesa do nosso jogador Vinícius.”
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.