Raio-X: pé esquerdo de Gabigol tem mais gols que Fred na Libertadores

05/05/2023, 10:02
Gabigol comemora gol pelo Flamengo; Fluminense pode se tornar maior vítima da carreira do atacante em jogo da Copa do Brasil

O gol de Gabigol contra o Racing não garantiu a vitória, mas garantiu a liderança isolada como maior artilheiro brasileiro da história da Libertadores. Com 30 gols, o camisa 10 ultrapassou Luizão. De todos esses tentos, 26 foram de pé esquerdo, incluindo o último. Assim, só com a perna boa, Gabi tem mais gols que diversos atletas que aparecem no Top 5, incluindo Fred.

O ídolo do Fluminense marcou 25 gols na Libertadores, mas divididos entre Cruzeiro, Atlético-MG e o clube carioca. Gabi marcou 29 pelo Mais Querido e apenas um, o primeiro, foi com a camisa do Santos, time que o revelou.

Leia Mais: Gabigol debocha críticas sobre peso no Flamengo: ‘Estou gostoso’

O MRN pôde constatar o fato ao observar publicação feita pelo perfil da Libertadores, que mostrou a quantidade de gols com o pé esquerdo. Apenas três tentos de Gabi na competição continental foram de pé direito. Veja os números detalhados do artilheiro no torneio:

Além de Fred, Gabigol tem mais gols com a perna direita do que Palhinha, Célio Taveira e Jairzinho, todos no Top 5 de maiores artilheiros brasileiros da Libertadores. Nesse sentido, apenas Luizão, com as duas pernas, tem mais gols que o atacante usando a perna boa. Mas parece questão de tempo até ser alcançado.

Além disso, outros números de Gabigol na Libertadores mostram fragilidade no jogo aéreo: apenas um gol de cabeça. Especialidade do artilheiro, os pênaltis também se destacam: oito vezes balançando as redes na marca da cal. Vale lembrar ainda que foram quatro gols em finais: dois contra o River Plate, na virada histórica em 2019, um no vice para o Palmeiras em 2021 e outro na vitória sobre o Athletico, em 2022.

Confira o Top 5 de artilheiros brasileiros da Libertadores:

  1. Gabigol (Flamengo/ Santos ) – 30 gols
  2. Luizão (Corinthians, Vasco, Grêmio e São Paulo) – 29 gols
  3. Palhinha (Cruzeiro) e Fred (Fluminense, Cruzeiro e Atlético-MG) – 25 gols
  4. Célio Taveira (Nacional-URU) – 22 gols
  5. Jairzinho (Botafogo, Cruzeiro e Jorge Wilstermann-BOL) – 21 gols

Siga Erick Viana no Twitter e no Instagram.