Raio-X do DM: saiba quanto tempo cada jogador do Flamengo já passou lesionado em 2023

08/05/2023, 17:16
Atualizado: 01/11/2023
Flamengo é único clube de fora da Europa em ranking de marcas mais valiosas do futebol mundial

O Flamengo enfrenta série de lesões na temporada que atrapalham a continuidade do trabalho do técnico Jorge Sampaoli. Atualmente, o Flamengo tem Matheuzinho, Varela, Filipe Luís, Gerson e Thiago Maia como desfalques para o jogo contra o Goiás. Pedro deve retornar, apesar das informações iniciais de que não estaria disponível para a partida.

Por isso, o Mundo Bola fez um levantamento dos jogadores que já se lesionaram em 2023 e quanto tempo ficaram fora de combate. No entanto, Bruno Henrique foi excluído de todas as contas, já que sua lesão aconteceu em 2022 e o atacante ficou se recuperando desde então, voltando a jogar no dia 16 de abril, contra o Coritiba.

O Flamengo nunca teve todo o elenco disponível para um mesmo jogo em 2023. Além de Bruno Henrique fora, mesmo excluindo sua participação, quando Filipe Luís pôde jogar, Matheuzinho já havia se lesionado e todos os atletas jamais se encontraram.

Números do Departamento Médico do Flamengo:

AtletaTempo fora
1- Filipe Luís68 dias*
2- Erick Pulgar60 dias
3- Victor Hugo57 dias
4- Matheuzinho55 dias*
5- Arrascaeta45 dias
6- Varela25 dias*
7- Léo Pereira24 dias
8- David Luiz17 dias
9- Pablo15 dias
10- Gerson8 dias*
11- Arturo Vidal8 dias
12- Thiago Maia6 dias*
13- Pedro6 dias
Soma total394 dias*

*Os jogadores que tem o asterisco ao lado do tempo seguem lesionados e os dias vão aumentar

Victor Hugo

O jovem foi a primeira lesão do Flamengo na temporada. Atletas como Bruno Henrique já vinham fora desde o ano passado. No entanto, foi o primeiro a se machucar efetivamente durante 2023. Victor Hugo fraturou o pé direito no dia 13 de janeiro e só voltou a ser relacionado exatamente um mês depois, no dia 13 de março. Contabilizando esse período, foram 28 dias de molho, embora o jogador só tenha entrado em campo efetivamente contra o Aucas, no dia 5 de abril.

victor hugo tem choque de cabeça flamengo
Foto: Reprodução

Filipe Luís

O lateral-esquerdo teve uma lesão na fáscia plantar do pé direito. Ídolo do clube, Filipe se machucou em treinos durante o Mundial de Clubes, no Catar, visando a decisão de terceiro lugar contra o Al Ahly. Com a baixa confirmada no dia 9 de fevereiro, Filipe vem encontrando problemas para voltar deste então.

No entanto, o jogador voltou no segundo jogo da semifinal do Carioca, contra o Vasco, no dia 19 de março, mas não chegou a entrar em campo. Isso só aconteceu nos dois jogos da final contra o Fluminense. Mas logo depois, voltou a ficar afastado e segue sem atuar desde 9 de abril. Somando os dois períodos que esteve longe dos gramados, já são 68 dias lesionados, mas essa conta ainda não está fechada.

Filipe Luís Aucas v Flamengo - Copa CONMEBOL Libertadores 2023
Foto: Franklin Jacome/Getty Images

Léo Pereira

O zagueiro Léo Pereira teve lesão muscular na coxa direita no dia 9 de fevereiro e voltou contra o Vasco, no dia 5 de março, pela penúltima rodada da Taça Guanabara. O atleta ficou fora durante 24 dias se recuperando e desfalcando o Mengão.

Léo Pereira em treino do Flamengo; zagueiro revelou expectativas para jogo de estreia na Libertadores, contra o Aucas
Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo

Erick Pulgar

O volante chileno teve fratura no quinto metatarso do pé direito constatada no dia 25 de fevereiro. Voltou a ser relacionado na goleada por 8 a 2 sobre o Maringá no dia 26 de abril, ficando dois meses afastado: exatos 60 dias. No entanto, o atleta só voltou a entrar em campo no jogo contra o Racing, pela Libertadores.

Erick Pulgar lamenta gol perdido na Libertadores, em Racing x Flamengo
Foto: LUIS ROBAYO / AFP via Getty Images

Arturo Vidal

Vidal foi ao hospital por conta de dores e teve constatada uma infecção com edema no cotovelo esquerdo no dia 8 de março. O meia perdeu os dois jogos da final do Carioca, ficando fora durante oito dias. Isso porque ele já tinha sido desfalque contra o Vasco, no dia 5 de março.

Arturo Vidal em campo pelo Flamengo; volante segue no time titular de Sampaoli para o o jogo contra o Athletico
Foto: LUIS ROBAYO/AFP via Getty Images

David Luiz

O trauma no joelho do zagueiro aconteceu no dia 6 de março em partida contra o Vasco, voltando aos gramados contra o mesmo rival no dia 19 de março. No entanto, voltou a desfalcar de 14 a 18 de abril, não enfrentando, assim, o Coritiba pela estreia do Brasileirão. Com as duas pausas forçadas, foram 17 dias longe dos gramados.

David Luiz em campo pelo Flamengo; zagueiro está sendo muito critica por atuação contra o Maringá pela Copa do Brasil
Foto: KHALED DESOUKI/AFP via Getty Images

Thiago Maia

Mais um jogador a se lesionar no dia 6 de março, mas por um período curto. Foi desfalque contra o Fluminense na Taça Guanabara, voltando nas semifinais. Mas Thiago voltou a ter lesão constatada exatamente nesta segunda-feira (8). São seis dias fora de serviço, mas o número vai aumentar com a nova lesão.

Gabigol e Thiago Maia em treino do Flamengo
Foto: Divulgação / Flamengo

Guillermo Varela

O lateral uruguaio é um dos casos mais complicados de contabilizar. Isso porque o atleta convive com dores no púbis, assim como foi com Arrascaeta. Com Vitor Pereira, era relacionado para ficar no banco de reservas, mas segundo o próprio treinador, não entrava por estar lesionado. O lusitano revelou a situação em coletiva no dia 9 de março, mas seguiu levando o jogador para ficar no banco nas partidas seguintes.

Por isso, é difícil precisar o tempo exato e é provável que Varela tenha ficado em condições ruins ao menos nos três primeiros meses. O jogador chegou a atuar em alguns jogo, principalmente em abril. Mas no fim do mês, no dia 27, o clube anunciou que o estrangeiro seria submetido a uma cirurgia no quadril.

Como não jogou nos dias 5 e 8 de março, contra Vasco e Fluminense pela Taça Guanabara, respectivamente, estima-se que o total de dias lesionado seja 25.

Varela
Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Arrascaeta

O craque do time fez muita falta no período em que esteve afastado. O último jogo do atleta havia sido contra o Vasco, no dia 19 de março, e ele só voltou a ser aproveitado no dia 4 de maio, contra o Racing. Ou seja, foram 45 dias fora por conta de um problema na coxa, que pode ter a ver com a sobrecarga feita em virtude das dores no púbis.

Arrascaeta durante treino do Flamengo
Foto: Flamengo / Divulgação

Gerson

Quando o camisa 20 engrenou sob o comando de Jorge Sampaoli, sentiu no aquecimento antes de enfrentar o Botafogo no dia 30 de abril e virou desfalque desde então por conta de um problema no adutor. Já são oito dias fora, mas o tempo segue correndo.

Gerson
Foto: Buda Mendes/Getty Images

Matheuzinho

Matheuzinho é um dos jogadores com mais tempo de molho. Marcos Braz chegou a comentar no sorteio da Libertadores que o atleta ficaria entre 30 e 40 dias fora, mas a realidade é outra: 55 dias e contando. O atleta fraturou a tíbia no dia 13 de março após clássico com o Vasco e segue fora desde então.

Matheuzinho treina pelo Flamengo
Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Pablo

Pouco aproveitado, mas muito mais por escolha técnica do que por tempo de lesão. Em 2023, foram 15 dias afastado, lesionado em 20 de março, mas voltando a ser relacionado no dia 5 de abril contra o Aucas. Ele perdeu as finais do Carioca, além do jogo de volta da semifinal contra o Vasco. No entanto, não reúne as melhores condições físicas e mesmo ficando no banco, quase não entra em campo.

pablo em ação pelo flamengo
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Pedro

O camisa 9 desfalcou o Mais Querido no jogo contra o Athletico e segue lesionado. O artilheiro sofreu entorse contra o Botafogo, no dia 30 de abril, mas atuou contra o Racing mesmo lesionado. No entanto, ficou de fora da partida pelo Brasileirão. Em tempo efetivo de desfalque, são seis dias, contando do dia seguinte ao jogo do Racing até a partida contra o Goiás, quando deve retornar ao time.

Pedro
Foto: Franklin Jacome/Getty Images

Siga Erick Viana no Twitter e no Instagram.


Compartilhe