Gustavo Leonardo Cuéllar Gallego (14 de janeiro de 1992) é um meio-campista colombiano que atua como volante, tem passagens pelas Seleções de Base colombianas e pela Seleção profissional, tendo feito sua estreia em 2015. Cuéllar iniciou sua carreira no Deportivo Cali, da Colômbia, sendo promovido ao time principal em 2009. Ele ficou no Deportivo até maio de 2014, quando foi por empréstimo ao Junior Barranquilla, onde destacou-se bastante, sobretudo no ano de 2015, sendo peça-chave do time.
Estilo de jogo
Cuéllar caracteriza-se como o “volante moderno”, mesclando o perfil de "cão de guarda" e a qualidade no passe, buscando sempre a ligação defesa-ataque com o mínimo de erro possível, característica que Muricy deseja trazer ao atual meio-campo Rubro-Negro e que não é possibilitada atualmente pelo primeiro volante que tem sido titular.
Segundo Rafael Castillo, do Diario El Heraldo da Colômbia: “É um volante moderno que conduz bem a bola e tem boa pegada. Atua na primeira linha do meio do campo e ajuda bastante na saída de bola. Não é veloz ou potente, mas tem muito bom controle de bola. Sua principal virtude é essa. Recuperar a bola e conduzi-la bem. Apesar da juventude, já tem certa experiência, pois jogou o Mundial Sub-17 e Sub-20 e em ambos chegou até as fases finais. Recentemente, foi convocado para a seleção colombiana".
"O ano de 2015 foi o melhor dele no Junior. Não sei se foi o melhor da carreira, porque no Cali teve grandes atuações, quando ainda era bem jovem. Quando chegou ao Junior, em 2014, não começou tão bem, mas depois cresceu muito. Era considerado fundamental para o time por causa do seu estilo de jogo. Vai fazer muita falta ao esquema armado na equipe.”
Já Daniel Molina Durango, do diário El País, de Cali, descreve Cuéllar como: “É muito bom jogador. Apesar de ser jovem (23 anos), é um jogador de personalidade. Além disso, ele tem muita dinâmica de jogo, recupera muitas bolas e sabe distribuí-las muito bem. É um jogador de bom passe e gosta de arriscar chutes de meia distância. É uma boa contratação” e que: “Chuta muito bem de meia distância e bate bem cobranças de falta, mas, para mim, a principal qualidade é o temperamento, a personalidade, a tranquilidade que ele tem”.
Estatísticas
Fez 47 jogos em 2015, totalizando 3831 minutos. Nestes, conseguiu 24 vitórias, 8 empates e 15 derrotas, recebeu 14 amarelos e nenhum vermelho. Foi titular em 43 partidas e começou na reserva em 4 delas.
Considerações Finais
Gustavo Cuéllar pode finalmente nos dar a tão sonhada tranquilidade, tanto em relação a contra-ataques quanto a transição da defesa para o ataque, e, desde que entenda que a arbitragem no Brasil é mais cheia de “frescura” em relação à colombiana, sua chegada nos alçará a um patamar melhor. Abaixo segue um vídeo com alguns lances dele na temporada 2015:
[embed]http://www.youtube.com/watch?v=qlVrBe20-zo[/embed]
Rava Ogawa é integrante da Equipe MRN Informação. Twitter: @RavaOgawa