Rafinha está entre jogadores acusados de manipulação por John Textor

05/07/2024, 18:05
Campeão da Libertadores pelo Flamengo é um dos jogadores do São Paulo citados em denúncia por dono do Botafogo; STJD pediu suspensão de Textor

O lateral-direito Rafinha, campeão brasileiro e da Libertadores de 2019 pelo Flamengo e atualmente no São Paulo, está entre os jogadores acusados por John Textor de terem manipulado partidas do Campeonato Brasileiro a favor do Palmeiras. O auditor do STJD que relatou o inquérito aberto por Textor considerou as provas “fantasiosas” e votou pela suspensão por seis anos do dono da SAF Botafogo.

O relatório do auditor Mauro Marcelo de Lima e Silva tenta ocultar o nome dos jogadores denunciados por Textor, cobrindo-os com uma tarja azul, mas é possível ler todos os nomes envolvidos na denúncia copiando e colando o texto. Lima e Silva disse que encaminhou as “provas” apresentadas por Textor à Justiça para que os acusados possam processar o dono da SAF Botafogo por crimes contra a honra.

John Textor é suspenso e multado às vésperas de Flamengo x Botafogo

Além de Rafinha, os seguintes jogadores do São Paulo foram citados por Textor como participantes da suposta manipulação acontecida na derrota de 5×0 do time tricolor para o Palmeiras: Diego Costa, Gabriel Neves, Lucas Beraldo e Caio Paulista. Também foram acusados de manipulação os jogadores do Fortaleza Juninho Capixaba, Tinga, Marcelo Benevenuto e Fernando Miguel.

Auditor do STJD ironiza IA de John Textor: ‘Santo Graal das fraudes’

O relatório do STJD ironiza o sistema de inteligência artificial usado para embasar a denúncia de Textor contra os jogadores:

“No que tange à suposta metodologia, a documentação parece partir da imaginação de um grupo de “cientistas do esporte” com jalecos brancos, laboratórios repletos de telas e gráficos, incumbidos da missão de solucionar um dos maiores mistérios do mundo dos esportes: a manipulação de resultados.

Pois bem, nesse cenário fantasioso que aparentemente se pretende sustentar o desenvolvimento do MATCH-FIX®, um método tão avançado que mais parece um mix de bola de cristal, detector de mentiras e supercomputador da NASA!

Como uma descoberta de uma espécie de “Santo Graal da detecção de fraudes esportivas”. Ou como um sujeito que sempre acerta o placar do jogo antes de começar. Seria o MATCH-FIX® algo dessa utopia, suportado por indivíduos com PhD em estatísticas e dotado de sofisticados cálculos via inteligência artificial.

Os donos da “Good Game” alegam que essa maravilha tecnológica, refinada ao longo de 15 anos de pesquisa, pode prever se um jogo foi manipulado com uma precisão de mais de 99%! Algo como se o “Nostradamus dos esportes” se aliasse ao “Sherlock Holmes dos algoritmos”, escreveu o auditor.

Além dos jogadores, o relatório lista entre as vítimas da denúncia caluniosa de Textor sete clubes, entre os quais o Flamengo, e os seguintes árbitros: Raphael Claus, Ramon Abatti Abel, Rodrigo José Pereira de Lima, Braulio da Silva Machado, Rafael Rodrigo Klein, Rafael Tracim, Wagner do Nascimento Magalhães, Sávio Pereira Sampaio e Wilton Pereira Sampaio.

@mrn_crf

Wesley de saída? | Flamengo processa influencer | Novidades sobre interesse em Paquetá Boletim MRN | Sexta-feira (5) 📰 #Flamengo #CRF

♬ som original – MRN – Notícias do Flamengo – MRN – Notícias do Flamengo