Rafaela Silva vence mais uma medalha de ouro para o Flamengo no Pan
Neste sábado (28), Rafaela Silva subiu ao tatame para garantir mais um ouro para o Flamengo no Pan-Americano. A judoca bateu a argentina Candela Brisa Gomez na grande final da categoria de 57 kg. Esse foi o primeiro ouro de Rafaela nos Jogos.
E o caminho da atleta do Flamengo até a decisão foi impecável. Rafaela Silva tirou a panamenha Kristine Jimenez na sua estreia com um ippon. Já na semi, venceu Maria Giraldo, da Colômbia, desse mesmo jeito. Na final, Rafaela aplicou dois Wazari e derrotou a argentina sem sustos.
Leia mais: Zico parabeniza Rebeca por ouro com salto perfeito no Pan
Rafaela fez história no Judô ao garantir o ouro no Pan. Ela se tornou a primeira judoca a se tornar campeã olímpica, campeã do mundo e agora também vencedora nos Jogos. A dourada era a única que faltava na galeria de títulos da atleta do Mengão.
O Judô trouxe, ao todo, quatro ouros para o Brasil nesse sábado. Alexia Nascimento abriu o dia vitorioso. Michel Araújo também ficou no topo do pódio na categoria masculina de 60 kg. Larissa Pimenta, nos 62 kg, derrotou a mexicana Paulina Martinez e conseguiu o terceiro ouro do Brasil.
A delegação brasileira agora conta com 84 medalhas nos Jogos Pan-Americanos, seguindo em quarto lugar no ranking geral. São 24 ouros, 31 pratas e 29 bronzes até então. Restam ainda oito dias de competição, com encerramento previsto para o dia 5 de novembro.
As medalhas do Flamengo nos Jogos Pan-Americanos 2023
O Flamengo segue brilhando nos esportes olímpicos. Os atletas rubro-negros garantiram 20 medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Seis dessas conquistas foram em primeiro lugar. O destaque é o nadador Guilherme Caribé, que conseguiu um triplete dourado. Veja todos os atletas do Flamengo que foram medalhistas neste Pan até o dia 28 de outubro:
- Rebeca Andrade — Ginástica Artística: 2 ouros, 2 pratas;
- Flávia Saraiva — Ginástica Artística: 4 pratas, 1 bronze;
- Jade Barbosa — Ginástica Artística: 1 prata;
- Murilo Sartori — Natação: 1 ouro, 1 bronze;
- Gabrielle Assis — Natação: 1 bronze;
- Guilherme Caribé — Natação: 3 ouros, 1 prata;
- Diogo Soares — Ginástica Artística: 1 prata, 1 bronze;
- Rafaela Silva — Judô: 1 ouro.