Rafaela Silva é ouro e Flamengo inicia bem o Troféu Brasil de Judô

Atualizado: 26/11/2024, 11:46
Rafaela Silva, do judô, em ação pelo Flamengo.

Está sendo realizado em Belo Horizonte-MG o Troféu Brasil de Judô. O Mengão, sempre destaque nos esportes olímpicos, brilhou no tatame, conquistando duas medalhas. O FlaJudô chegou ao pódio com as xarás, Rafaela Silva e Rafaela Batista.

Após conquista do bronze olímpico em Paris 2024, Rafaela Silva participou da sua primeira competição oficial na categoria até 63kg. A judoca do Flamengo venceu todas as lutas e conquistou a medalha de ouro.

Flamengo x Atlético-MG pela Copa do Brasil: onde assistir, horário e prováveis escalações

Rafaela Batista também estreou em uma nova categoria, subindo para até 57kg e garantiu a medalha de bronze para o Rubro-Negro. O FlaJudô se prepara para o segundo dia do Troféu Brasil de Judô. No domingo (3), a Arena UniBH receberá o Grand Prix Nacional, que consiste numa disputa por equipes e a expectativa é de mais medalhas para o Mais Querido.

Relembre a conquista do bronze olímpico de Rafaela Silva

Rafaela Silva conseguiu dar a volta por cima nas Olimpíadas de Paris e voltou ao Flamengo com uma medalha de bronze. Após se frustrar no individual, a atleta do Flamengo participou da decisão pelo bronze no Judô por equipes. Foram cinco combates entre lutadores brasileiros e italianos, e a equipe brasileira levou a melhor.

A judoca flamenguista, inclusive, entrou no tatame com sangue nos olhos e anotou o terceiro ponto do Brasil no combate, fazendo 3 a 1 no placar. Ela não levou muito tempo para conquistar a vitória, conseguindo uma linda finalização que fez a italiana Veronica Toniolo bater.

Rafaela não precisou esperar até Los Angeles 2027 para tentar uma nova medalha. Ela conquistou sua redenção ainda no Judô por equipes. Isso porque o empate por 3 a 3 fez a luta do Golden Score ser decidida por sorteio, e Veronica Toniolo teve que encarar Rafa, sucumbindo diante da brasileira novamente.

Rafaela Silva mostrou que é braba e acabou com a luta em poucos segundos, com um novo golpe impactante, decidindo a medalha de bronze para o Brasil vencendo a italiana duas vezes. O bronze por equipes é inédito e conclui uma história impressionante de Rafaela Silva, que detonou nos Jogos Olímpicos.

Bicampeã mundial e vencedora dos Jogos Pan-Americanos, Rafaela Silva dispensa apresentações. Campeã olímpica no Rio, em 2016, foi crucial para conquistar o melhor resultado brasileiro no Judô Olímpico. Foram quatro medalhas para o Time Brasil em 2024.


Compartilhe
James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.