Rafaela Silva, do Flamengo, fatura mais uma medalha no Pan

Nesta terça-feira (31), Rafaela Silva subiu ao pódio novamente nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. A judoca do Flamengo conquistou a medalha de prata na disputa por equipes mistas. O time de judô do Brasil que enfrentou Cuba conta também com Luana Carvalho, Beatriz Souza, Gabriel Falcão, Rafael Macedo e Rafael Silva.
Sem judocas na categoria até 57kg, Cuba não teve adversário para Rafaela Silva. Dessa forma, a luta contou como vitória brasileira. Gabriel Falcão e Bia Souza venceram seus combates, enquanto Luana Carvalho, Rafael Macedo e Rafael Silva perderam. Assim, a regra determina sorteio para definir luta de desempate.
Leia mais: Flamengo freia renovação de Gabigol após repercussão negativa
Rafael Silva, que tinha sido o último a lutar, foi o escolhido. O atleta começou bem, mas sofreu com desgaste e perdeu para Andy Granda por acúmulo de punições. Assim, a equipe brasileira ficou com a prata e encerrou a participação do judô com cinco medalhas.
Essa é a segunda medalha de Rafaela Silva no Jogos Pan-Americanos. Anteriormente, a atleta conquistou o ouro na categoria até 57kg. Medalha história, já que se tornou a primeira judoca brasileira a ser campeã olímpica, mundial e pan-americana.
O Brasil agora conta com 124 medalhas nos Jogos Pan-Americanos e está na vice-liderança do quadro de medalhas. São 37 ouros, 48 pratas e 39 bronzes até então. Restam ainda cinco dias de competição, com encerramento previsto para o dia 5 de novembro.
As medalhas do Flamengo nos Jogos Pan-Americanos 2023
Os atletas do Flamengo estão brilhando nos Jogos Pan-Americanos. Até o momento, os rubro-negros conquistaram 22 medalhas para o Brasil, sendo seis de ouro. O destaque é o nadador Guilherme Caribé, que subiu ao lugar mais alto do pódio três vezes.
Veja todos os atletas do Flamengo que foram medalhistas neste Pan até o dia 31 de outubro:
- Rebeca Andrade — Ginástica Artística: 2 ouros, 2 pratas;
- Flávia Saraiva — Ginástica Artística: 4 pratas, 1 bronze;
- Jade Barbosa — Ginástica Artística: 1 prata;
- Murilo Sartori — Natação: 1 ouro, 1 bronze;
- Gabrielle Assis — Natação: 1 bronze;
- Guilherme Caribé — Natação: 3 ouros, 1 prata;
- Diogo Soares — Ginástica Artística: 1 prata, 1 bronze;
- Rafaela Silva — Judô: 1 ouro, 1 prata;
- Helena, Laís e Sabrina- Vôlei: 1 prata.