Rafael Marques explica clima tenso nos clássicos e vê Flamengo como alvo

Atualizado: 14/03/2025, 18:28
Juiz mostra cartão vermelho no meio da confusão entre jogadores de Flamengo e Botafogo

Nos últimos clássicos do Flamengo contra seus rivais estaduais, em todos, algum princípio de confusão, ou mesmo confusão generalizada, aconteceu. Sempre com os adversários muito nervosos e tensos, o jornalista Rafael Marques, da 'ESPN', explicou o porquê isso tem acontecido.

➕  Súmula aponta golpe em Luiz Araújo como razão para expulsão de Freytes

Durante o programa 'Sportscenter', Rafael Marques explicou que o principal motivo para toda essa disputa e vontade, às vezes até exacerbada, se dá pelo fato dos rivais, todos verem o Flamengo como o principal adversário no estado.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

"Existe um contexto que ajuda a explicar esse cenário mais intenso que vira violento nos jogos contra o Flamengo. E não é difícil para o torcedor entender. Se você aqui no Rio de Janeiro perguntar para o vascaíno qual é o seu principal rival, ele vai dizer que é o Flamengo. Se você perguntar ao tricolor, vai dizer que é o Flamengo. E se você perguntar ao botafoguense, vai dizer que é o Flamengo. Então, o Flamengo é o principal adversário dos outros três grandes aqui do Rio de Janeiro", analisou Rafael.

Isso, somado ao fato do Rubro-Negro estar muito acima dos três rivais tanto no quesito organizacional, como de grandeza, gera uma vontade maior dos jogadores rivais de mostrarem serviço quando veem o Manto contra em campo, segundo Rafael Marques.

"O Flamengo é, notadamente, o clube que tem mais recursos financeiros. O Botafogo hoje se aproxima muito disso, compete, mas numa linha de corte de seis, sete anos a sobra do Flamengo é muito maior em comparação aos outros. Então, isso faz com que os jogadores desses clubes contra o Flamengo tenham um apetite maior, uma vontade maior de vencer", disse.

Confusão no Fla x Flu

Após a vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Fluminense no Maracanã, o zagueiro Juan Pablo Freytes acabou expulso. O defensor argentino, de 25 anos, se envolveu em uma confusão com o atacante rubro-negro Luiz Araújo. Segundo a súmula do árbitro Yuri Elino, Freytes teria "golpeado" o jogador do Flamengo.

Isso tudo se deu por conta da comemoração de Luiz Araújo após o segundo gol do Flamengo, que irritou o banco do Fluminense, inclusive gerando um bate boca na beira do campo entre o camisa 7 e o técnico tricolor, Mano Menezes.


Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.