O Flamengo venceu o Atlético-MG fora de casa por 4 a 2, nesta quarta-feira (3), em mais um jogo de ótima atuação da equipe recheada de desfalques. O comentarista Rafael Marques, da ESPN, elogiou o elenco e elencou algumas qualidades que explicam esse bom momento, em especial uma que se destaca nesse período de time desfalcado: a bola parada ofensiva.
“No geral, o Flamengo teve muita facilidade no jogo. Méritos do Flamengo, lógico. O time está com autoconfiança, padrão de jogo, jogadores desempenhando acima da média e que tem tido extrema eficiência em bola parada. Essa goleada começa a ser construída, mais uma vez, através de uma falta lateral muito bem batida pelo Luiz Araújo“, disse, referindo-se ao gol de Bruno Henrique que abriu placar.
➕ Torcedores acusam arrependimento após melhora de Wesley
Nos sete jogos que fez no período da Copa América, o Flamengo marcou cinco gols em jogadas de bola parada. Três gols de cabeça após faltas, um em escanteio e um gol de pênalti. Todos muito decisivos, seja para abrir o marcador como Bruno Henrique fez contra o Atlético-MG ou para definir o placar no final.
Evertton Araújo iniciou a sequência ao empatar jogo com Athletico-PR com gol de cabeça após escanteio no último minuto. David Luiz e Fabrício Bruno marcaram após faltas para garantir as vitórias contra Bahia e Cruzeiro, respectivamente. E Pedro foi o responsável por pênalti que selou vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense.
Bola parada que é uma das muitas armas do time em campo. Atributos que, como destaca Rafael Marques, fazem o Flamengo superar os muitos problemas que enfrenta durante a Copa América para conquistar uma vitória dominante e seguir líder do Brasileirão.
“(…) Construiu uma vitória incontestável. O Flamengo não correu risco. O Flamengo jogou ontem sem quatro jogadores na Seleção Uruguaia, sem Cebolinha, começou com Pedro no banco, Pulgar no banco. O time estava cheio de problemas, jogou no estádio do Atlético-MG, que tem bom jogadores, e meteu 4 a 2 sem passar perrengue.”
Flamengo está entre times com mais gols de bola para no Brasileirão
O gol de Bruno Henrique em Flamengo x Atlético-MG foi o nono a partir de bolas paradas que o Mengão marca na competição. Número que o coloca o time como o segundo melhor no quesito do torneio.
O Rubro-Negro está atrás apenas do Botafogo, que marcou 10 vezes através de jogadas de bola parada. Melhor ataque da competição, com 26 gols em 14 rodadas, o Mais Querido marcou 34% dos gols em lances de falta, escanteio ou pênalti.
Cinco desses gols terem acontecido justamente no período que o time ficou muito desfalcado dificilmente é coincidência. A comissão técnica de Tite mostra que está trabalhando no quesito e, além dos lances bem-sucedidos, a equipe costuma mostrar uma nova jogadas ensaiada em escanteio por jogo.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.