Racismo não! Jogo do Flamengo na Copa do Brasil terá campanha de combate ao preconceito promovida pelo estado
Os casos de racismo não são novidade, mas estão cada vez mais frequentes no futebol. Nesta semana, aconteceram algumas casos nos jogos da Libertadores, quando os torcedores de outros países do continente provocam os brasileiros imitando macacos ou mesmo os chamando de macaco. Na partida do Flamengo no Chile, contra a Universidad Católica na última quinta-feira (28), não foi diferente. Em campo, o Mais Querido venceu por 3 a 2, mas fora dele, todos perderam.
O assunto foi repercutido pela imprensa, que assim como o Flamengo, cobram providências por parte da Conmebol, que até agora, tratou o assunto de forma irrisória. Veja a nota oficial da entidade sobre o caso clicando aqui.
LEIA MAIS: Comentarista analisa chegada de Pablo e escala zaga ideal do Flamengo
Com a repercussão do caso e o repúdio pela situação, a FFP, Federação de Futebol do Piauí, adotou medida de combate ao racismo envolvendo campanha em todos os estádios de futebol do estado. O combate será não só ao racismo, mas também à LGBTfobia.
A medida foi acatada e assinada junto ao Ministério Público após o caso de racismo no Chile envolvendo o Flamengo, que vai jogar no Piauí neste domingo (01). Por isso, o Albertão, palco de Altos-PI x Flamengo, será o primeiro estádio a receber a campanha, justamente em um jogo do Mais Querido.
Veja o que disse o Ministério Público antes de Altos-PI x Flamengo:
“A Federação assumiu o compromisso de organizar campanhas de conscientização, mediante a produção de material gráfico, com faixas, folders, banners, outodoors e/ou minidoors, sobre o enfrentamento de práticas discriminatórias em estádios do Piauí. Os materiais deverão ser divulgados no ato de todas as competições esportivas a cargo da FFP e no site oficial”, disse o Ministério Público.
O combate ao preconceito nos estádios do Piauí será feito por intermédio do telão, com vídeos contra a injúria racial e a LGBTfobia, além do áudio dos estádios, que vão enfatizar a criminalização do preconceito.
O jogo do Flamengo contra o Altos-PI é válido pela ida da terceira fase da Copa do Brasil, no Albertão, às 18h (Horário de Brasília) deste domingo (01).