Raça volta após 2 anos com missão de resgatar clima raiz no Maracanã

Atualizado: 03/07/2025, 10:38
Bandeirão da Raça Rubro-Negra

Ótima notícia para a torcida do Flamengo. Banida desde 2023, a Raça Rubro-Negra, torcida organizada do Mengão, estará de volta às arquibancadas.

‘Melhores do mundo’: Wenger se surpreende com torcida do Flamengo

Segundo o jornalista Venê Casagrande, um acordo já está assinado para que a grupo possa estar presente nos jogos disputados no Rio de Janeiro com seus diversos materiais — em apoio ao Mais Querido.

F12
F12
4/5
proOdds competitivas em esportes populares.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

A liberação para o retorno da Raça Rubro-Negra será homologado nos próximos dias e a volta deve acontecer ainda no mês de julho.

Além da RRN, a Torcida Jovem do Flamengo também está próxima de seu retorno. Com isso, o Mais Querido ganha força com o seu principal jogador: a torcida.

Vale lembrar que ambas as torcidas estavam banidas de frequentar jogos no Rio de Janeiro até 2028.

Torcedores do Flamengo comemoraram retorno da Raça Rubro-Negras nas redes sociais

A volta da Raça foi comemorada por torcedores do Flamengo. Para a Nação, a presença da organizada é crucial para a retomada da essência da arquibancada rubro-negra.

Atualmente, há diversas críticas, feita pela própria torcida, a respeito da elitização do público nos estádios, falta de união entre os grupos e da apatia de torcedores em algumas partidas.

Raça Rubro-Negra e Jovem Fla tomaram medida em prol do retorno às arquibancadas

No dia 20 de maio, as diretorias de ambas as torcidas organizadas fizeram um "pacto" visando a aceleração do processo de retorno aos estádios no Rio de Janeiro.

Confira o comunicado publicado em conjunto:

"Em reunião realizada hoje, dia 20, entre diretorias e lideranças do G.R.M.C. RAÇA RUBRO-NEGRA e G.R.C. TORCIDA JOVEM DO FLAMENGO, ficou decidido:

1) Ambas as torcidas estarão, em definitivo, caminhando juntas em prol do CRF. Respeitando suas individualidades, TODO e QUALQUER problema ficará em segundo plano, pelo bem das duas e, principalmente, do Flamengo;

2) O diálogo direto entre LIDERANÇAS será a ferramenta de resolução de eventuais discordâncias;

3)Amizades e alianças que eventualmente não sejam comuns serão, nos espaços em que todos estiverem reunidos, respeitadas em nome da convivência pacífica entre RRN e TJF;

4) A partir de agora, imperará a lei do respeito mútuo. E o integrante que não respeitar será cobrado pela respectiva diretoria.

Com isso, ratificamos nosso compromisso para com nosso bem maior – O CRF – e seguimos rumo ao tão esperado retorno às arquibancadas".

Em reuniões com o Bepe (Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios) e com as organizadas, o Flamengo tem articulado o retorno baseado na criação de um novo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) — no qual serão determinados normas mais rígidas e com responsabilização individual dos integrantes.