'Quero sentar com um louco e planejar futebol': Tite realiza sonho de trabalhar no Rio
Tite tem tudo para ser o novo técnico do Flamengo. Desta forma, pode enfim realizar um sonho anunciado em 2015: trabalhar no Rio de Janeiro.
Na ocasião, em entrevista ao jornal “O Globo”, Tite deu uma declaração um tanto esquisita sobre os motivos pelos quais queria trabalhar na cidade.
Leia mais: Tite no Flamengo: últimas notícias da contratação do próximo técnico do clube
“Mais do que um desafio é um objetivo pessoal. Eu quero ir para o Rio. Terminar minha etapa aqui [no Corinthians] e trabalhar lá. Quando, eu não sei. Mas quero sentar com um visionário. Com um louco, um maluco, para planejar e pensar futebol. Para a relação ser harmoniosa de ideias do tipo: ‘vamos pagar 1 em vez de pagar 3, mas esse 1 vai ser pago para todo mundo”, afirmou.
Na época, o Flamengo ainda dava os primeiros passos na sua recuperação financeira, e, embora não atrasasse salários desde 2013, não tinha consolidado a fama de bom pagador. Muito menos a atual solidez financeira.
Neste sentido, a declaração de Tite podia significar que ele acreditava que poderia trazer estabilidade para recolocar o Flamengo no caminho dos títulos que na época andavam distantes.
Hoje, é claro, a situação é muito diferente e o Flamengo tem a maior folha salarial do futebol brasileiro. Ainda assim, paga todo o elenco em dia, como Tite defendia em 2015.
Rio era único centro do futebol brasileiro sem passagem de Tite
Até agora, o Rio de Janeiro era o único grande centro do futebol brasileiro onde Tite não havia treinado um clube. Gaúcho, ele começou no futebol do Estado e teve o Grêmio, onde venceu a Copa do Brasil de 2001, como primeiro grande clube da carreira.
Depois, treinou Palmeiras e Corinthians, em São Paulo, e teve uma passagem que preferia esquecer no Atlético-MG. Isto porque ele foi um dos técnicos do clube em 2005, ano do rebaixamento do clube de Belo Horizonte à Série B. Entretanto, já não estava mais no cargo quando o Atlético caiu.
Tite tem também uma passagem pelo outro grande de Porto Alegre, o Internacional, onde foi campeão da Copa Sul-Americana de 2008. Desta forma, o Flamengo será o sexto dos considerados “12 grandes” do Brasil que será treinado por Tite.
Entretanto, morar no Rio está longe de ser novidade para Tite, já que ele vive na cidade desde que assumiu a seleção brasileira, em 2016.