'Quero que Filipe Luís fique na dúvida': técnico do Botafogo promete mistério na escalação e garante 'zero medo' contra o Flamengo

O Botafogo venceu o Estudiantes pela Libertadores na noite da última quarta-feira (14), e após a partida, o técnico Renato Paiva, do time rival, já projetou o jogo contra o Flamengo, no domingo (18).
➕Flamengo x Botafogo: árbitro escalado pela CBF revoltou rubro-negros na final do Carioca
O treinador foi firme ao garantir que o Botafogo vai jogar não só de igual para igual, como sem medo nenhum diante do Flamengo, apesar do respeito. No entanto, sua intenção principal é gerar dúvidas no Rubro-Negro.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-18, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
"Quero que o Filipe Luís fique na dúvida", destaca.
Respeito ao Flamengo, mas sem recuar
Renato Paiva, primeiro, reconhece o bom time do Flamengo, elogiando o próximo adversário do Brasileirão e seu técnico, Filipe Luís. Apesar disso, ele diz que não vai abrir mão de exercer seu estilo de jogo.
"É um tremendo elenco. Uma equipe que tem uma forma de jogar qualificada. O treinador de uma escola com muitos treinadores qualificados. Está fazendo um grande trabalho mesmo com pouco tempo. Quero que minha equipe jogue com o Flamengo como fez nos últimos dois jogos. Olhos nos olhos", comenta.
A partida acontece no Maracanã, e ele lembra que precisa melhorar o desempenho como visitante para brigar pelo título.
"São duas equipes do Rio de Janeiro, somos campeões da Série A. Temos que jogar dessa forma. Temos que mudar um pouquinho a forma como fazemos fora de casa. São seis jogos com cinco vitórias. Só perdemos para o Bahia. Precisamos ser mais competentes fora para brigarmos por títulos", opina.
Finalmente, ele afirma que o Botafogo entra em campo sem medo do Flamengo.
"Vamos jogar com zero medo contra uma grande instituição do Rio de Janeiro (Flamengo), como a nossa. Vamos com muito respeito e zero medo", diz.
Treinador quer Filipe Luís em dúvida sobre escalação
Renato Paiva sinaliza que pode variar o esquema do Botafogo para um 4-3-3 ou 4-2-3-1. Ele indica buscar uma imprevisibilidade, tentando dificultar o planejamento de Filipe Luís no Flamengo.
"Desde algum tempo, quero que meus adversários, por exemplo, o Filipe Luís pense: 'o Botafogo vem com dois atacantes ou com um?'. É 4-3-3 ou 4-2-3-1? Eu tenho que pensar nisso também. É manter alguma imprevisibilidade. Quis fazer isso entre o jogo do Inter e o de hoje e a equipe deu uma resposta muito boa. Conseguiu jogar bem com um e com dois atacantes. Desde que eu entre com 11, topo", comenta.
Confiança vem da torcida e desempenho
Por fim, o técnico do Botafogo, que enfrenta o Flamengo, elogiou os torcedores do time no jogo contra o Estudiantes, mesmo com a pressão para cima dos botafoguenses.
"Foram o 12º jogador, acreditaram que o 3 a 2 estava ali. Nossa equipe mostrou grande caráter, mas sem a torcida seria impossível", diz Renato Paiva.
Flamengo x Botafogo jogam no domingo
Flamengo x Botafogo jogam no domingo (18), às 18h30 (horário de Brasília), mas os botafoguenses começam a pensar no clássico primeiro. Isso porque Filipe Luís ainda foca na importante partida diante da LDU, nesta quinta-feira (15), às 21h30, valendo a vida na Copa Libertadores.
HIPOCRISIA?
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) May 11, 2025
🗣️ Quando o Palmeiras perdeu para o Bahia, foi “heroico”, “jogou bem”, “teve personalidade”.
Mas quando o Flamengo venceu o mesmo Bahia dias depois, aí “jogou mal”, “não convenceu”, “foi pressionado”.
🔴⚫ A diferença de narrativa não passou despercebida pelos… pic.twitter.com/TScZ0sCNa4