O Flamengo não conseguiu vencer nenhum dos três principais títulos deste início de temporada. O Mengão ficou com a segunda colocação na Supercopa e na Recopa e, além disso, ficou em terceiro lugar no Mundial de Clubes.
Individualmente, alguns jogadores do Flamengo se destacam em meio aos resultados ruins. Por outro lado, outros atletas estão em má fase e tendo atuações ruins. Assim, confira quem sobe e quem desce no Flamengo após o início ruim de 2023.
Leia mais: Flamengo deixa de arrecadar R$ 22,7 milhões em premiações no início da temporada
Sobe
Fabrício Bruno
O zagueiro Fabrício Bruno ganhou muito prestígio no Flamengo neste início de 2023. Isso porque o atleta teve que substituir Léo Pereira, que sofreu lesão na coxa. Fabrício não sentiu a responsabilidade e é o melhor zagueiro do Mengão em 2023.
Após chegar sem muita grife, Fabrício já demonstrou bom futebol nos primeiros jogos de 2022. O jogador foi peça importante do time alternativo que disputou a maioria dos jogos no Brasileirão. Em 2023, melhorou ainda mais e pode ser titular no restante da temporada.
Ayrton Lucas
Ayrton Lucas foi outro jogador que teve a titularidade precipitada. Filipe Luís sofreu uma lesão complicada no pé e o Flamengo ainda não divulgou o tempo de retorno. No lugar do experiente lateral, Ayrton Lucas tomou conta da posição e os avanços pelo lado esquerdo se tornaram uma das principais armas ofensivas do Mengão.
Além disso, se destaca também na parte física. Muito veloz, Ayrton consegue percorrer toda a extensão do campo diversas vezes durante uma partida.
Varela
As laterais do Flamengo passaram por reformulação para o novo ano. Além de Ayrton na esquerda, Guillermo Varela assumiu a posição do lado direito. Em um primeiro momento, o uruguaio teve atuações ruins e Matheuzinho parecia que na frente pela vaga no time titular.
Mas Varela deu a volta por cima após início difícil e se afirmou entre os titulares. A fase ruim de Matheuzinho também ajudou, pois deu tempo para Varela se adaptar melhor aos companheiros e aos pedidos do técnico Vitor Pereira.
Arturo Vidal
Vidal chegou ao Flamengo como estrela do futebol mundial após passagens por clubes como Barcelona, Bayern de Munique e Juventus. O jogador se envolveu em polêmicas em 2023 ao se oferecer para o clube chileno Colo Colo e, em seguida, cometer um ato de indisciplina após não entrar em partida do Carioca.
Com a lesão de Gerson, Arturo Vidal ganhou a vaga entre os titulares e aproveitou. O volante tem sido um dos poucos destaques entre os titulares e parece ter ganho a vaga junto aos principais jogadores do elenco.
Matheus Gonçalves
O grande acontecimento para o Flamengo no início de 2023 foi a evolução de Matheus Gonçalves. O Garoto do Ninho já era tratado como joia na base e tinha disputado jogos no profissional. Mas, em 2023 que o jovem de 17 anos despontou como uma das principais revelações do futebol brasileiro.
Matheus encantou Vitor Pereira nos treinamentos e tem recebido cada vez mais oportunidades em campo. Na final da Recopa, contra o Del Valle, Matheus Gonçalves entrou no segundo tempo e foi o melhor jogador do Flamengo desde o momento que entrou. Além disso, marcou dois gols no ano, incluindo o gol da vitória no clássico contra o Botafogo.
Desce
Santos
Dos jogadores de linha, Santos é quem mais sofre com críticas da torcida. O goleiro chegou ao Flamengo em 2022 e, em um primeiro momento, disputou posição com Hugo Souza. Quando assumiu a titularidade, Santos foi peça fundamental nas campanhas vitoriosas da Libertadores e da Copa do Brasil.
Porém, as atuações de Santos, principalmente em disputa de pênaltis, irrita os torcedores rubro-negros. Em 2023, os adversário cobraram nove pênaltis em direção a meta de Santos, o goleiro conseguiu defender apenas um, na vitória por 4 a 2 sobre o Al Ahly.
Matheuzinho
Matheuzinho certamente é uma das maiores decepções para a torcida do Flamengo. O jovem lateral mostrava grande potencial nos primeiros jogos pelo profissional. Contudo, Matheuzinho teve uma evolução lenta e perdeu a briga pela vaga no time titular para Varela.
Na semifinal do Mundial de Clubes, contra o Al Hilal, Matheuzinho falha no início da partida e acaba cometendo pênalti. Com o gol do adversário, o Flamengo passou praticamente o jogo inteiro atrás no placar.
Gerson
Como grande contratação para o início de 2023, o Flamengo repatriou o ídolo Gerson. O jogador brilhou no clube entre 2019 e 2021 e conquistou uma Libertadores da América (2019), dois Brasileiros (2019 e 2020), uma Recopa (2020) e dois Cariocas ( 2020 e 2021).
Gerson teve grande temporada no Olympique de Marseille, da França, e tudo indicava que o jogador chegaria para pegar vaga de titular e dominar o meio-campo do Mengão. Por outro lado, Gerson fez jogos ruins, foi expulso na semifinal do Mundial e sofreu lesão no tornozelo.
A lesão de Gerson, inclusive, abriu espaço para Arturo Vidal receber oportunidade no time titular. O volante chileno foi bem entre os titulares e Gerson terá que batalhar para retomar a vaga.
Arrascaeta
Para muitos, Arrascaeta é o maior estrangeiro que já vestiu a camisa do Flamengo. Por outro lado, o uruguaio é mais um dos jogadores que começou a temporada de 2023 muito mal. Na atual temporada, Arrascaeta participou diretamente de apenas dois gols do Mengão. O meia marcou um gol contra o Del Valle e deu uma assistência no jogo contra o Volta Redonda.
Na Recopa, após novamente fazer partida ruim, Arrascaeta marcou o gol que levou a partida para a prorrogação e depois pênaltis. Contudo, o uruguaio desperdiçou sua penalidade e o Flamengo perdeu por 5 a 4. Após a partida, o jogador assumiu que vive momento ruim.
Everton Ribeiro
Capitão do Flamengo, Everton Ribeiro brilhou na temporada de 2022 e chegou a ser convocado para representar o Brasil na Copa do Mundo do Catar. Contudo, Everton ainda não demonstrou o mesmo futebol em 2023.
Apesar de não ter feito jogo ruim contra o Del Valle, na Recopa Sul-Americana, o camisa 7 rubro-negro está muito aquém do nível que encantou a torcida do Flamengo. Como resultado, Vitor Pereira chegou a testar um time sem Everton entre os titulares. Contra o Volta Redonda, no Carioca, o treinador armou o meio-campo do time com: Thiago Maia, Gerson, Vidal e Arrascaeta.
Vitor Pereira
Vitor Pereira chegou ao Flamengo com a missão de substituir Dorival Júnior, técnico campeão da Libertadores e da Copa do Brasil em 2022. Havia muita expectativa no trabalho do português, contudo, parte da torcida e da imprensa já não acreditam que o treinador pode levar esse elenco do Flamengo para glória.
Atuações ruins em todas as competições e pouquíssima evolução, minam a paciência da torcida com Vitor Pereira. Apesar dos principais jogadores não estarem em grande fase, o time apresenta muitos problemas coletivos.
De acordo com o treinador, o pouco tempo para preparar o time na pré-temporada dificultou que a equipe estivesse em nível superior. Entretanto, parte dos torcedores acreditam que a demissão do treinador seria o melhor para o Flamengo.
Marcos Braz
Vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz se tornou um dos principais alvos das críticas da torcida neste início de temporada. O dirigente foi um dos principais responsáveis pela não renovação de contrato com Dorival Júnior e a contratação de Vitor Pereira. Além disso, Braz também aprovou férias de 43 dias para o elenco após o fim da temporada 2022.
Com três competições importantes no início da temporada: Mundial, Recopa e Supercopa, os jogadores do Flamengo não tiveram tempo suficiente para se preparar fisicamente e ao trabalho da nova comissão técnica.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.