Flamengo e Athletico-PR se enfrentam no próximo sábado e decidem quem será o campeão da Libertadores da América 2022. Apesar de carregar o favoritismo na final, o Mais Querido precisa se preocupar com Vitor Roque, o atacante de 17 anos que despertou atenção de gigantes do futebol europeu.
Vitor Roque é a principal arma ofensiva do time de Felipão, e é dos pés da jovem promessa que algo imprevisível pode acontecer. Mas quem é o jogador que foi apontado pelo CIES Football Observatory como um dos jogadores mais promissores do mundo? De onde surgiu o garoto que “irritou” Ronaldo Fenômeno?
Leia mais: Aproveitamento de time titular do Flamengo assusta perto da final
Roque começou na base do América-MG, e desde cedo seu talento já chamava atenção. Aos 14 anos, foi contratado pelo Cruzeiro em uma negociação que rendeu bastante polêmica. O clube foi acusado de assédio e foi boicotado por outros clubes, sendo excluído de competições de base.
Tratado como uma joia na Toca da Raposa, estreou no profissional em 2021, com 16 anos, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo na Série B. Mas foi no estadual deste ano que ele começou a “explodir” para o futebol. Isso porque em 16 jogos marcou seis gols e virou o xodó da torcida. No entanto, pouco tempo depois, se envolveu em outra polêmica transferência.
Athletico-PR paga a multa e leva Vitor Roque
Em grave crise financeira, o Cruzeiro via em Vitor Roque uma chance de fazer muito dinheiro, já que o atacante despertava o interesse de grandes clubes da Europa. No entanto, enquanto os dirigentes negociavam uma renovação de contrato, Alexandre Mattos, dirigente do Athletico, entrou na jogada após ficar sabendo que a multa rescisória para o mercado nacional era de apenas R$ 24 milhões.
Em abril, após o pagamento da multa, Vitor Roque se tornou a maior contratação da história do clube paranaense. A transferência gerou a revolta dos torcedores cruzeirenses e irritou até o gestor Ronaldo Fenômeno.
Destaque imediato e gols importantes
Depois da saída polêmica do Cruzeiro, Vitor Roque não demorou a receber chances e a se destacar no Athletico. Apesar da pouca idade, o jovem já coleciona momentos importantes no novo clube. Nas oitavas de final da Libertadores contra o Libertad, por exemplo, se tornou o jogador mais novo a marcar com a camisa atleticana na competição.
O atacante ainda fez gols importantes contra Palmeiras, Atlético-MG e Cuiabá, no Brasileirão, mas o mais importante da sua curta passagem no clube foi contra o Estudiantes. Roque marcou o gol que garantiu a classificação para a semifinal da Libertadores aos 51 minutos do segundo tempo, na Argentina.
Lista de jogadores mais promissores do mundo
Vitor Roque foi citado como uma das maiores promessas do futebol mundial que ainda não completaram 18 anos. O estudo elaborado pelo CIES Football Observatory (Centro Internacional de Estudo de Esporte) colocou o atacante em 11º na lista.
A ‘geração 2004’ tem Gavi, do Barcelona, na primeira colocação, enquanto o melhor brasileiro é o meia Victor Hugo, do Flamengo. Mas além deles, Ângelo, do Santos, em 5º e Giovani, do Palmeiras, em 9º, também foram citados.
Mas apesar das grandes atuações e dos gols importantes, os números de Vitor Roque não são expressivos. Até o momento foram 30 jogos, seis gols e três assistências.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.