O Flamengo fechou a contratação do zagueiro Fabrício Bruno por cerca de R$ 15 milhões. A negociação dividiu torcedores, que ficaram na dúvida entre o defensor e o ex-jogador do clube, Natan, que foi vendido ao Red Bull Bragantino. O Mundo Rubro Negro analisou os números e traçou um comparativo sobre o desempenho de cada um na equipe paulista.
A começar pelo principal, Fabrício Bruno era o titular do Red Bull Bragantino e formava a dupla de zaga com Léo Ortiz. Ao todo, o zagueiro atuou em 57 jogos na temporada 2021, sendo 54 como titular e apenas três entrando a partir do banco de reservas. Além disso, foi capitão em cinco partidas pelo Campeonato Brasileiro, o que indicava que Fabrício era um dos líderes do elenco.
Leia Mais: Thuler pode ser vendido em definitivo pelo Flamengo; veja valores
Natan, por sua vez, atuou em pouco mais da metade. Foram 34 jogos para o ex-Flamengo, que entrou a partir do banco em seis oportunidades. Vale ressaltar que o comparativo diz respeito ao ano de 2021. A temporada foi a única em que ambos estiveram no mesmo elenco. Além disso, leva-se em consideração as competições do Brasileirão, Paulistão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.
Jogos individuais de Fabrício Bruno e Natan:
Nas 57 partidas em que atuou pelo Red Bull Bragantino em 2021, Fabrício Bruno saiu sem ser vazado em 19 oportunidades, o que representa 33,3% dos jogos. Por sua vez, o ex-Flamengo Natan, que atuou em 34, não sofreu gols em seis partidas. Ou seja: 17,6% das vezes que esteve em campo. Além disso, dos seis jogos que não sofreu gols, em cinco esteve ao lado de Fabrício na defesa. No quesito artilharia, aliás, o novo reforço do Mengão também se destaca. Ele marcou cinco gols e deu duas assistências, contra um de cada de Natan.
No quesito vitórias, o zagueiro mais experiente mais uma vez se sobressai. Nos jogos em que Natan não atuou, o Red Bull Bragantino venceu sete, empatou três e perdeu três pelo Brasileirão 2021, o que acaba por ser um saldo positivo. No entanto, quando a estatística se inverte, a equipe paulista não venceu no torneio quando Fabrício não atuou.
Quando atuaram juntos, Natan e Fabrício Bruno foram bem
Apesar de não serem tantos os jogos em que a dupla atuou lado a lado, pode-se dizer que o desempenho foi bom. Isso porque nos 22 jogos que participaram juntos, Natan e Fabrício Bruno só perderam três vezes. Além disso, foram outras 10 vitórias e nove empates. O saldo de gols também é positivo, a dupla só foi vazada 25 vezes, enquanto a equipe no geral marcou 36 durante os confrontos.
Contudo, apesar de Natan ser um zagueiro destro, no Red Bull Bragantino atuava mais pelo lado esquerdo. É o que mostra, também, o mapa de calor do jogador no Brasileirão. Fabrício Bruno, por sua vez, é destro, mas atua em todos os setores da defesa, como informou a análise do Tática Diária.
Quem é melhor: Fabrício Bruno ou Natan?
Em suma, os números e desempenho de Fabrício Bruno foram melhores que o de Natan durante o 2021 do Red Bull Bragantino. Além disso, o zagueiro mais experiente venceu o duelo pela titularidade muito pela melhor saída de bola que dava ao time, que ajudava na construção de jogadas e também pela imposição física. Por ser mais jovem, Natan é um zagueiro mais rápido, mas não conseguiu suprir algumas situações que o modelo de jogo do Barbieri pedia.
Outra característica do novo reforço do Flamengo é de um defensor que ajuda na saída de bola e também faz a construção com bola longa, característica que Paulo Sousa gosta bastante. Ou seja, no duelo individual e conjunto, melhor para o zagueiro Fabrício Bruno. Resta saber se conseguirá desempenhar o bom futebol demonstrado na equipe paulista. A torcida e o Rubro-Negro esperam que sim.