Quem é Igor Coronado, meia oferecido ao Flamengo

02/02/2024, 13:50
Igor Coronado em campo pelo Al Ittihad; Meia foi oferecido ao Flamengo, porém diretoria rejeita interesse por jogador

Depois de construir sua carreira fora do Brasil, o meia Igor Coronado está perto de rescindir contrato com o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, e foi oferecido ao Flamengo. A diretoria ignora campanha de rubro-negros nas redes sociais e não avançou pela contratação do atleta que, aos 31 anos, tem o desejo de jogar no futebol brasileiro pela primeira vez.

Camisa 10 do Al-Ittihad, time que tem Karim Benzema, Igor Coronado tem como principal característica atuar próximo dos atacantes e participa da maioria das jogadas ofensivas. Ele se destaca principalmente pela qualidade técnica, sendo um dos melhores passadores e dribladores do Campeonato Saudita. Em dois anos e meio disputando o torneio, o número de 35 assistências impressiona.

➕: Flamengo vai faturar R$ 19 Mi por Otávio; veja como fica porcentagem

No entanto, é importante destacar que o atleta se tornou versátil ao longo da carreira. Coronado desempenhar outras funções do meio-campo, chegando a atuar de segundo volante, ou pelos lado do campo. Nos últimos seis jogos que disputou, foi escalado em três posições diferentes e tem quatro assistências e dois gols.

Igor Coronado atingiu o auge da carreira justamente na Arábia Saudita. Na temporada de 2022/23, segunda com o Al-Ittihad, ele se tornou titular e foi fundamental nos títulos da Supercopa da Arábia Saudita e do Campeonato Saudita. No total, são 75 jogos pelo clube, com 16 gols e 35 assistências.

O camisa 10 manteve as boas atuação na atual temporada e é o terceiro jogador da equipe com mais partições diretas no Campeonato Saudita. Assim, torcedores do Fla apontam ele como substituto ideal de Arrascaeta e De La Cruz, uma necessidade do elenco. Afinal, a dupla vai perder de seis a nove rodadas do Brasileirão durante a Copa América.

Confira números de Igor Coronado pelo Al-Ittihad no Campeonato Saudita:
  • 17 jogos
  • 5 gols (3º do time)
  • 7 assistências (1º do time)
  • 113 mins p/ participar de gol
  • 31 passes decisivos (1º do time)
  • 13 grandes chances criadas (1º do time)
  • 37 dribles certos (1º do time)

Início da Carreira fora do Brasil

Como seus pais se mudaram para Inglaterra quando ainda era criança, Igor Coronado nem sequer jogou em categorias de base de clubes brasileiros. Sua trajetória no futebol começou aos 15 anos, com a camisa do MK Dons, mas ele foi dispensado ao fazer 18 anos.

O meia teve rápidas passagens por Grasshoppers, da Suíça, e Banbury United, da Inglaterra, até chegar ao Floriana, de Malta. Com a primeira experiência em uma primeira divisão, recebeu propostas o futebol italiano e acertou com o Trapani em 2015. As boas atuações o levaram ao Palermo, onde foi destaque da segunda divisão em 2017/18.

Não demorou para se tornar alvo do mundo árabe. Coronado foi para o Al Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos, onde marcou 50 gols e deu 26 assistências em 86 jogos. Por fim, chegou ao Al-Ittihad por 12 milhões de euros, em transferência que é a quarta mais cara entre clubes do Golfo Pérsico.

Igor Coronado brigou com sheik para tentar jogar no Flamengo em 2022

O nome de Igor Coronado já esteve em pauta no Flamengo, que fez a primeira tentativa de contratá-lo foi em 2021. Na ocasião, o jogador estava no Al Sharjah, e o Rubro-Negro tentou a contratação por empréstimo. Apesar de nunca ter jogado no Brasil, o atleta revelou que discutiu com o sheik dono do time pela liberação para jogar com o Manto Sagrado, mas não foi o suficiente.

“Na época que o clube me ligou, eu falei ‘não, vocês estão doidos. Me libera, dá um jeito, liga pro sheik aí, eu tenho que ir, vocês estão de brincadeira?’. Aí o presidente até brigou comigo, a ligação não terminou muito bem, não (risos). Mas aconteceu muito rápido, o clube já bateu o martelo de cara. No Instagram, alguns torcedores do Flamengo mandaram mensagem. Eu fui visitar o Sharjah esses tempos e o presidente me falou que tem problema até hoje com a torcida por ter me vendido. Na época tivemos sérios problemas.”, disse, em entrevista no meio de 2022.

O Mengão e outros clube brasileiros tentaram a contratação do atleta no início de 2023. O próprio jogador e seus empresários confirmaram os contatos do Flamengo, mas o Al Ittihad sinalizou que não queria negociar seu titular. Assim, o Fla sequer abriu negociações.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.