* Post em colaboração com Douglas Fortunato
Contratado e anunciado nesta segunda-feira (14), o zagueiro Pablo é o novo reforço do Flamengo para a temporada de 2022. O defensor chega ao Rubro-Negro até o fim de 2025 e tem quatro características bem marcantes que podem ser vantagens para o Mais Querido.
Em comparação com os demais zagueiros do Flamengo na temporada de 2021, Pablo leva a melhor em quatro quesitos: Recuperação de bola, roubada no campo adversário, duelos pelo chão e duelos aéreos. Além disso, o jogador se assemelha bastante com os números de um outro zagueiro do Fla: Rodrigo Caio, que está lesionado.
Leia Mais: Com chegada de Pablo, zaga será setor mais numeroso do Flamengo
Pelo Lokomotiv Moscou, em 2021, Pablo jogou em 17 partidas, mesmo número de jogos que David Luiz e abaixo de Rodrigo Caio, Léo Pereira, Gustavo Henrique e Fabrício Bruno. Contudo, se destacou em comparação aos quatro no quesito de recuperação defensiva e ofensiva e duelos no chão e pelo alto. Os dados são da plataforma Instat.
Recuperação de bola defensiva e ofensiva
Seja na defesa ou no ataque, Pablo teve uma média de recuperações melhor do que os quatro concorrentes no Fla. Na defesa, o número de bolas recuperadas chegou à média de 10 por partida, enquanto os companheiros de Flamengo fizeram no máximo 8, casos de Rodrigo Caio e Léo Pereira.
Já no ataque, a média de bolas recuperadas é de 1.59, muito maior do que os demais. Quem se aproxima é Léo Pereira com 1.20.
Duelos pelo chão e na bola alta
Ainda nos duelos, Pablo se destaca também no chão e pelo ar. Nas bolas pelo alto, o zagueiro ganhou 74% das tentativas, atrás apenas de Rodrigo Caio. Contudo, nos duelos terrestres para o ataque, o novo reforço venceu 80%, contra 76% de Caio.
Desvantagens de Pablo em relação aos seus novos companheiros no Flamengo
Em relação aos pontos fracos do novo zagueiro, há de se destacar os passes. O jogador não é um excepcional passador, mas não fica atrás dos demais zagueiros do elenco. Tem uma média de 88% de acerto de passes, abaixo de todos os outros, mas por uma diferença de no máximo 4%. Outro ponto negativo é que Pablo foi um zagueiro muito faltoso em 2021, tendo recebido uma média de 0.29 cartões amarelos, mas ficou próximo de Rodrigo Caio, com 0.27 por partida.
Entre os outros defensores, a média de cartões é mais baixa. David Luiz tem 0.12, enquanto Fabrício Bruno tem 0.16, Léo Pereira conta com 0.17 e Gustavo Henrique com 0.24.