Quanto o Flamengo detém sobre os direitos econômicos das principais promessas do Ninho?

07/04/2017, 18:27

O Flamengo divulgou no último dia 5 o Balanço Oficial de 2016, no qual consta a porcentagem de direitos econômicos federativos de todos os jogadores que possuem contrato profissional com o clube.

Como no Fla o lema é "craque a gente faz em casa", o MRN traz, de maneira organizada, uma lista com os jovens atletas oriundos da base que mais despertam esperança de rendimento nos gramados, assim como nos cofres do Flamengo.

Goleiros

Thiago foi eleito o melhor goleiro da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2016. Atualmente é o reserva imediato de Muralha mesmo após a volta de César, também campeão da Copinha, na edição 2011. O Fla detém 90% dos direitos.

Gabriel Batista foi o titular nesta última Copinha: Fla tem 50% do direitos.

Zagueiros

Os nomes mais conhecidos e que geram mais expectativas à torcida são os de Léo Duarte, que completa 21 anos em julho, e o de Dener, que completará 20 ainda em outubro.

Léo já está integrado ao time principal desde o título da Copinha do ano passado. Até o final de 2015, o Flamengo tinha apenas 20% dos seus direitos, contudo, no balanço do fim de 2016, consta que o time adquiriu mais 30%, somando assim 50% de direitos econômicos sobre o atleta.

Dener foi destaque e capitão da última Copinha. Ainda não foi integrado aos profissionais. O clube tem apenas 20% de direitos sobre ele.

Rafael, companheiro de zaga de Dener na Copa SP, já completou 19 anos e tem 60% dos seus direitos adquiridos pelo Flamengo.

Já Patrick, reserva da seleção brasileira campeã do último Sul-Americano sub-17, tem 100% dos direitos vinculados ao Flamengo.

Laterais-direitos:

Kléber, que completa 19 anos em agosto, foi o titular da última Copinha e já se destacou bastante entre a torcida. O clube tem 70% dos direitos do jogador.

Wesley recém completou 17 anos e foi titular absoluto da Seleção Brasileira Sub-17 campeã do Sul-Americano da categoria disputado no mês passado. Apesar de ter assinado seu primeiro contrato profissional com o Flamengo em abril do ano passado, seu nome não consta da listagem divulgada no balanço.

Laterais-esquerdos

O titular da última Copinha foi Michael, que completa 18 anos no mês de maio. O Flamengo detém 100% dos direitos.

Moraes completa 20 anos em outubro e o Fla tem 50% dos direitos.

Meio-campistas

Ronaldo completará 21 anos em outubro e já integra os profissionais desde a temporada passada. 60% dos seus direitos pertencem ao Flamengo.

Titular do sub-20 na vaga que era de Ronlaldo, Hugo Moura, de 19 anos, tem 80% dos direitos ligados ao Flamengo..

Jean Lucas, 19 anos em junho, fez ótima Copinha 2017 e outro "garoto do ninho" com 100% dos direitos econômicos vinculados ao Fla.

Lucas Paquetá que completa 20 anos em agosto e na temporada atual marcou golaços no Carioca e ganha cada vez mais a confiança do treinador Zé Ricardo e do torcedor. O Flamengo tem 70% dos direitos do jogador.

Matheus Sávio completa 20 anos neste mês. Até 2015, o time tinha apenas 20%, agora tem 50%.

Patrick é um ano mais novo que Matheus Sávio, ainda não jogou entre os profissionais. O atual dono da camisa 10 no sub-20 aparece no balanço com 70% dos seus direitos adquiridos.

Atacantes

Principal promessa da base rubro-negra, Vinicius Jr é o nome da vez. Badaladíssimo, foi o craque e o artilheiro do Sul-Americano sub-17, se destacou na Copinha e ainda completará 17 anos em julho. Para especialistas em categorias de base, ele é um dos melhores sub-17 do Mundo, e isso ficou bem claro após ter despertado o interesse de clubes como Barcelona e Real Madrid. Hoje, 100% dos direitos do craque pertencem ao Flamengo, como destacou o MRN nesta reportagem.

Parceiro de ataque de Vinicius Jr. na seleção sub-17 e no time sub-20 do Flamengo, Lincoln é cinco meses mais novo do que o companheiro e completou 16 anos em dezembro, tendo seu primeiro contrato profissional registrado apenas em 17 de janeiro. Com isso, o atacante não aparece no balanço que se refere à situação em 31 de dezembro do ano passado - antes de completarem 16 anos, os atletas podem assinar apenas contratos de formação, que não refletem em direitos econômicos.

Outro centroavante, este titular na seleção uma categoria acima de Lincoln, é Felipe Vizeu, que dispensa apresentações para a torcida rubro-negra atualmente. Vizeu tem 20 anos e 60% dos seus direitos são do clube.

Thiago Santos completa 22 anos neste mês. O jogador seria usado este ano, quando seu nome fez parte da lista dos jogadores que fariam parte da pré-temporada comandada por Zé Ricardo, no Ninho do Urubu. Porém o ponta se machucou numa pelada de fim de ano e só volta no segundo semestre. Quanto aos direitos, o Fla possui 70%, 20% a menos do que detinha em 2015.

Cafu sempre foi um jogador bem regular na base. Tem 21 anos e em 2017 entrou em campo cinco vezes e foi titular nas duas últimas rodadas do Carioca, contra Volta Redonda e no clássico contra o Fluminense. 90% dos seus direitos pertencem ao Flamengo.

*Créditos da imagem destacada: Gilvan de Souza

 


Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN

Outra forma de ajudar nosso projeto:
- Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.


Lucas Tinôco
Autor

Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...