Quando o Flamengo joga na Copinha? Confira jogos e muito mais
Com o começo da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Mundo Bola te informa sobre quando o Flamengo joga na Copinha. O torneio é o principal nas categorias de base do país e revela jogadores de diversos cantos do país.
A competição conta com 128 times e começou na última terça-feira (2). A Copa São Paulo vai até o dia 25 de janeiro, tradicionalmente se encerrando no aniversário da capital paulista. Até o momento, o rubro-negro ainda não fez sua estreia no torneio. Veja abaixo que dia o Flamengo joga na Copinha e onde assistir aos jogos do Mengão ao vivo.
Leia mais: Conheça o novo patrocínio do Flamengo para 2024
Anote na sua agenda quando o Flamengo joga na Copinha
A data de quando o Flamengo joga na Copinha está muito próxima! Isso porque o Mais Querido fez sua estreia na última sexta-feira (5), em Osasco, Região Metropolitana de São Paulo e sede do Grupo 19, do qual o Fla faz parte. Além do Mengão, Audax, São Bento e São José, do Rio Grande do Sul, também jogarão na cidade.
O primeiro jogo do Flamengo na Copinha foi contra os gaúchos do São José. Os Garotos do Ninho começaram bem, vencendo por 2 a 1 na última sexta-feira (5). Aliás, vale mencionar que Audax e São Bento se enfrentaram antes, com vitória do time de Osasco por 1 a 0.
Em seguida, o Flamengo volta a jogar na Copinha contra o São Bento, nesta segunda-feira (8) às 20h30. Entretanto, a transmissão agora será do canal SporTV, na televisão fechada. Vale lembrar que, assim como na primeira rodada, o outro jogo do grupo (Audax x São José) ocorrerá antes, às 18h15, também no canal Futebol Paulista.
Por fim, quando o Flamengo encerra a participação na fase de grupos da Copinha, enfrenta o Audax, também do estado de São Paulo. No dia 11 de janeiro, próxima quinta feira, às 17h30, outra vez na Cazé TV. Caso o leitor tenha interesse em acompanhar a outra partida do Grupo 19, a bola rola para São José x São Bento às 15h15, no canal Futebol Paulista. Todos os jogos são no horário de Brasília.
Caso o torcedor rubro-negro queira acompanhar os jogos do Flamengo na Copinha in loco, o palco das partidas será no Estádio Municipal Prefeito José Liberatti, na cidade de Osasco. Assim como é tradicional nos jogos da Copa São Paulo, a entrada nos jogos é gratuita.
Copa São Paulo de Futebol Junior, uma tradição
A tradição da Copa São Paulo não se limita aos clubes brasileiros, já que diversos times estrangeiros já participaram do torneio. O torneio já recebeu clubes como Al-HIlal, Vélez, Bayern de Munique, Boca Juniors, Peñarol e até mesmo a Seleção do Japão Sub-20. A melhor campanha, aliás, foi do Kashiwa Reysol em 2014, que chegou na segunda fase do torneio.
Não podemos deixar de mencionar, claro, que quando o Flamengo joga na Copinha é sinônimo de uma camisa pesada. Além de revelar nomes como Djalminha, Marcelinho Carioca e Paulo Nunes, na década de 90, após 2010 revelou também destaques. Dentre estes, Jorge, Paquetá, Léo Duarte, Felipe Vizeu, Lincoln, Vinícius Júnior e alguns que jogaram em 2019, bem como Hugo Moura, Vinícius Souza e outros.
Quantas vezes o Flamengo foi eliminado da Copinha?
Ainda que tenha campanhas gloriosas, o Flamengo foi eliminado da Copinha em diversas ocasiões. Desde que participou pela primeira vez, em 1977, até hoje, o Mundo Bola separou todas as vezes em que o Mais Querido se despediu da competição pelo menos a partir das oitavas de final.
De acordo com o levantamento, o Flamengo foi eliminado da Copinha nas oitavas de final em 5 ocasiões (1995; 2000; 2004*; 2008; 2014 e 2015. *Em 2004 se despediu na terceira fase, mas em modelo similar ao das oitavas de final). Já nas quartas, ficou pelo caminho em 3 oportunidades (1984; 2002 e 2017), enquanto ficou pelo caminho nas semifinais somente em 1998.
Desde que venceu o último título, em 2018, o Flamengo tem feito campanhas bem ruins na Copinha. Em 2019, se despediu antes mesmo de começar o mata-mata. Já em 2020, não disputou, já que o elenco principal teve férias estendidas por conta do Mundial. Assim, o sub-20 foi utilizado no Campeonato Carioca. Em 2021 não houve o torneio e, por fim, foi eliminado na segunda fase do mata-mata para o Oeste e na primeira fase das eliminatórias para o Avaí, no ano passado.
É importante destacar que o Flamengo já não dá mais o mesmo valor à Copinha, uma vez que o elenco sub-20 tem sido cada vez mais utilizado no Campeonato Carioca. Isso vem acontecendo para dar mais tempo de pré-temporada aos jogadores do profissional. Na Copa São Paulo de 2024, novamente os principais nomes da categoria vão desfalcar o time no meio da competição pelo mesmo motivo.
Os títulos do Mengão na competição
Sabe-se que quando o Flamengo joga na Copinha, um dos maiores vencedores da competição entra em campo. O Corinthians encabeça a lista de maneira isolada, com 10 títulos. Em seguida, vêm Fluminense e Internacional, com 5 títulos cada. Por fim, o São Paulo fecha o pódio empatado com o Mengão, com 4 títulos. Os troféus rubro-negros vieram em 1990, 2011, 2016 e 2018. O atual campeão é o Palmeiras, que venceu tanto em 2022 (primeiro título) como em 2023.
1990
O primeiro título do Flamengo na Copinha veio em 1990, em uma geração repleta de craques da base rubro-negra. Com nomes como Paulo Nunes, Djalminha, Marcelinho Carioca e Júnior Baiano, o Mengão venceu a Juventus da Mooca no Pacaembu por 1 a 0, conquistando assim seu primeiro título da principal competição de base do país.
É importante ressaltar que o Flamengo estava sem alguns de seus principais nomes na final, como Paulo Nunes, Marquinhos e Marcelinho Carioca, que estavam servindo a Seleção Brasileira sub-20. Mesmo assim, se sagrou campeão com gol de Júnior Baiano. Já nos profissionais, essa geração rendeu frutos importantes para os times campeões da Copa do Brasil de 1990, Carioca de 1991 e Brasileirão de 1992.
2011
21 anos após erguer a taça pela primeira vez, o Flamengo voltou a vencer a Copinha. Em 2011, Flamengo e Bahia se enfrentaram na grande final. O Mengão abriu o placar com Frauches, logo aos 7 minutos de partida. No entanto, sofreu o empate aos 30, após cobrança de pênalti dos adversários. Novamente em penalidade, Negueba decidiu para o rubro-negro, fechando o placar em 2 a 1.
Naquele ano, diversas promessas do Flamengo na Copinha não vieram a vingar, ainda que tivessem oportunidades no profissional. As maiores expectativas estavam em Negueba, autor do gol do título, Adryan e Thomás. Quem realmente se destacou daquela geração foi o goleiro César, que chegou a ser titular no Mengão alguns anos depois.
2016
A geração do terceiro título do Flamengo na Copinha rendeu bons nomes ao time principal e, claro, boas vendas ao Mengão. Naquele time, nomes como Lucas Paquetá, Felipe Vizeu, Matheus Sávio e Ronaldo eram os principais destaques do Mais Querido na competição.
Na grande decisão, o Flamengo enfrentou o Corinthians, maior vencedor da Copinha e que jogava no Pacaembu lotado. Após sair atrás e sofrer dois gols ainda no primeiro tempo, Trindade e Matheus Sávio igualaram o placar. Nos pênaltis, algumas nuances que tornaram a disputa bastante curiosas.
O goleiro Thiago, que chegou a ser titular no ano seguinte na Copa do Brasil, teve em seus pés a cobrança de pênaltis decisiva, mas desperdiçou. O arqueiro do Corinthians então provoca o rubro-negro. Na sequência, Thiago defendeu a cobrança de Claudinho, atualmente no Zenit e sondado pelo Flamengo. No pênalti seguinte, Patrick converteu, sagrando o Mengão tricampeão da Copa São Paulo.
2018
Por fim, o último título do Flamengo na Copinha foi há quase seis anos. Em 2018, o Mengão tinha em sua geração nomes que foram usados por Jorge Jesus em 2019 e que renderam bons frutos principalmente em 2020. Dentre eles, os goleiros Yago Darub e Hugo Souza, os volantes Hugo Moura e Vinícius Souza (Vinição), os meias Yuri César e Pepê, além dos atacantes Bill e Vitor Gabriel.
O Flamengo enfrentou o São Paulo na decisão da Copinha. Logo aos 3 minutos de partida, Wendel marcou o gol decisivo. Além disso, o goleiro Yago Darub foi fundamental ao longo do jogo, fazendo boas defesas e segurando o placar para o Mais Querido.