Quando a tradução atrapalha o futebol

22/09/2015, 09:50
Atualizado: 01/04/2025
 
 

Luiz Filipe Machado | Twitter @luizfilipecm

Talvez seja alguma dificuldade minha, mas não consigo entender como um jogador que dribla o goleiro, e é derrubado, teria uma chance menos clara de gol que um que passou do último zagueiro e foi derrubado quando ficaria de frente para o goleiro.

Mas é isso que eu ouço desde que o Victor derrubou o Cirino. Até ex juiz dizendo que só deveria ser expulso se estivesse virado pro gol. E isso não faz sentido nenhum.

Num site, achei a regra, em português e dizia isso de estar em direção do gol. Ainda não fiquei satisfeito.

Felizmente, o @PedradaRN me mandou o link direto da FIFA. Com a regra original e em inglês.

 

Esse Towards pode ser traduzido como em direção. Mas não é a única interpretação. Nem a mais comum.

Muitas vezes é difícil traduzir literalmente uma palavra. E, infelizmente, não consigo achar nada que tenha EXATAMENTE o mesmo significado, em português. Mas fiz uma pesquisa aqui pra me ajudar.

Uma das definições do Merriam-Webster é a seguinte:

In the direction of <driving toward town>

Daria pra traduzir mais ou menos assim: "Em direção de <dirigindo em direção à cidade>". Ou seja, ele não precisa estar dirigindo virado para a cidade. Ele pode estar fazendo uma curva (como o Cirino), mas vai para a cidade. Nesse caso, oTowards está sendo usado mais como uma declaração de intenção (se esse termo existe). O objetivo dele é chegar na cidade, mas não significa que ele está em linha reta.

O Linguee é muito bom para traduzir esses termos. Ele mostra várias frases empregando o termo e traduzindo. Vejam VÁRIAS formas de usar o Towards.

 

Só nessa lista vocês podem ver muitos empregos diferentes pro termo Towards. Infelizmente, eu NUNCA vi um programa esportivo tentando interpretar as regras além do óbvio. Pegam o livrinho, leem, e replicam uma única interpretação.

Eu nem sou a pessoa mais indicada pra isso, mas como quem deveria questionar isso não faz, sobra pra mim. É óbvio que eu posso não estar 100% correto. Mas, no mínimo, vale um debate sobre isso. Reclamam até da interpretação da Bíblia, mas ninguém fala de tradução de livro de regras?

Além dessa longa e tediosa explicação, existe a lógica. Se um zagueiro é driblado pelo Cirino, fora da área, e não tem mais ninguém entre ele e o goleiro e o atacante é puxado, é vermelho pro defensor. Mesmo tendo o goleiro na frente. Qual é a lógica pra isso ser uma chance mais clara de gol que um atacante, dentro da área, depois de driblar o goleiro? Mesmo com o zagueiro dentro do gol. Não faz sentido nenhum!

 

 

??????

 

 

Comente pelo Twitter @Mundo Bola_CRF ou direto na fanpage do Mundo Bola no Facebook (clique aqui). Sua opinião faz toda diferença.

 

 

A Nação só é nacional quando convém

LEIA OUTROS TEXTOS DO BLOG CRF & ETC

 

ÚLTIMAS DO Mundo Bola

Meia Verdade, Inteira Vergonha

O que mudou?

ATUAÇÕES: Primeiro tempo G4, segundo tempo Z4; NOTAS de Atlético-MG 4 x 1 Flamengo

Com retorno praticamente garantido, Guerrero duela com Lucas Pratto no Independência

Ensina-me a torcer!

Sábado quente no Rio e clima eleitoral ameno na Gávea

 

 

 

 

 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

SIGA A GENTE NO TWITTER


Compartilhe