Qual foi o último goleiro a defender um pênalti do Gabigol? Relembre e assista
Além de ídolo e artilheiro do Flamengo, Gabigol é também um exímio cobrador de pênaltis. Famoso por converter quase todas as suas cobranças, desde novembro de 2018 nenhum goleiro defende um penal seu. Entretanto, à época, ainda atuava pelo Santos e a partida foi justamente contra o Rubro-Negro. A defesa foi feita por César, que atualmente se recupera de uma cirurgia.
O jogo aconteceu no dia 15 de novembro (aniversário do clube) no Maracanã. Foi válido pela 34ª rodada do Brasileiro de 2018. O Flamengo ainda tinha chances de títulos, mas encarou o Peixe com aquele que seria seu ataque campeão da Libertadores um ano depois: Gabigol e Bruno Henrique. Além deles, o jovem Rodrygo, hoje no Real Madrid, completou o trio ofensivo naquela tarde.
Contudo, quem brilhou foi César. O Flamengo vencia por 1 a 0, gol de Henrique Ceifador, até que aos 44 minutos do segundo tempo Gabigol sofreu pênalti. O próprio artilheiro foi para o disparo, mas o goleiro rubro-negro defendeu. A batida foi no canto direito do arqueiro, que saltou para pegar a cobrança.
Em entrevista ao Lance! no começo de 2021, César lembrou o lance:
“A gente ainda brigava pelo título. Era um jogo decisivo, e o pênalti foi no final, o que fez ser ainda mais marcante. E o Gabi era o grande destaque do Santos. Para mim, ficará sempre na memória pelo jogo que foi e tudo que aconteceu. Pensando hoje, analisando a quantidade de gols de pênalti que ele faz, acho que fui bem (risos)”, brincou o goleiro do Flamengo.
Gabigol segue mantendo boa média
Desde então, nenhum goleiro defendeu pênaltis cobrados por Gabigol. Ao todo, foram 21 cobranças com a camisa rubro-negra, com 20 convertidas. A única desperdiçada foi contra o Botafogo, em março de 2020. Mas o disparo terminou no travessão, ao invés das mãos de Gatito.
O primeiro foi contra o Athletico-PR, no dia 26 de maio de 2019. Vitória de 3 a 2, no Campeonato Brasileiro. Sua primeira vítima foi o goleiro Santos. A última, justamente contra o seu ex-clube, na goleada por 4 a 0 sobre o Peixe, dia 29 de agosto.
Um levantamento do jornalista Rafael Reis, do Uol, mostrou que Gabigol tem aproveitamento superior a Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar. Mas isso é fruto de muito treino. Em entrevista ao ‘Charla Podcast‘, o técnico Jair Ventura lembrou dos tempos em que treinava o jogador no Santos:
“O Gabriel é um cara extremamente competitivo, não sabe perder, quer ganhar sempre. Assim, se deixar, ele treina o dia todo. Você tem que falar “para, para, para, vai machucar”. Ele bate pênalti, acabava o treino, 10, 15 pênaltis todos dia, bate, bate, treina, treina. Mas treina pra caralho, treina pra caralho, eleva o nível do treino em termos de competitividade. Super profissional”, disse Jair.
VEJA O ÚLTIMO PÊNALTI PERDIDO PELO CAMISA 9
Jornalista e Historiador, é apaixonado por futebol bem jogado. Já atuou na Rádio Roquette Pinto e como colunista no Goal.com. Siga no Twitter: @EuBrguedes