Qual era o contexto da última vitória do Vasco sobre o Flamengo no Brasileirão
No mês passado, a última vitória do Vasco sobre o Flamengo no Brasileirão comemorou oito anos. No domingo passado (22), uma nova vitória rubro-negra decretou mais uma temporada em que o Tetra rebaixado não consegue bater o seu rival maior.
O gol de Gerson aos 31 minutos do segundo tempo decretou a quarta vitória consecutiva do Flamengo sobre o Vasco no Brasileirão. Além disso, marcou também o décimo jogo de invencibilidade rubro-negra sobre o adversário na competição. Mas como estavam as equipes e como era o mundo no derradeiro triunfo vascaíno sobre o Mais Querido?
Leia também: Ficha técnica Flamengo 1×0 Vasco – 28ª rodada do Campeonato Brasileiro
Quando foi a última vitória do Vasco sobre o Flamengo no Brasileirão?
Como supracitado, a última vitória do Vasco sobre o Flamengo no Brasileirão completou oito anos. Isso ocorreu em 27 de setembro passado, já que o raro momento em questão aconteceu nesta data, em 2015, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Rubro-Negro era treinado por Oswaldo de Oliveira, enquanto o banco vascaíno tinha Jorginho como comandante. Em campo, Emerson Sheik abriu o placar aos 11 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento de Jorge, Guerrero escorou e o então Camisa 11 do Fla colocou para o fundo das redes de Martín Silva.
A virada vascaína aconteceu somente na etapa final, com gols de Rodrigo, de falta, e Nenê, de pênalti. O placar, então, se encerrou em 1 a 2.
O Flamengo jogou com: Paulo Victor; Pará (Ayrton), César Martins, Samir e Jorge; Márcio Araújo, Canteros (Marcelo Cirino), Alan Patrick; Paulinho (Ederson), Sheik e Guerrero.
Já o Vasco teve: Martín Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Bruno Gallo, Julio dos Santos (Giñazu), Andrezinho e Nenê (Lucas); Jorge Henrique (Rafael Vaz) e Leandrão.
Como estava o Flamengo na última derrota para o Vasco?
O ano de 2015 foi sofrível para o Mengão. Além de marcar a última vitória do Vasco sobre o Flamengo no Brasileirão, o ano contou com várias mudanças de treinador e fracasso em todas as competições. No Carioca, caiu na semi, e na Copa do Brasil ficou nas oitavas. Em ambos, o Rubro-Negro foi eliminado pelos vascaínos.
O ano começou com Luxemburgo no comando do Fla, caindo após vexame no estadual e início ruim (um empate e duas derrotas), no Campeonato Brasileiro. Para o seu lugar o clube contratou Cristóvão Borges, que já estreou sendo derrotado para o Fluminense. A queda deste aconteceu após perder para o Vasco na partida de ida das oitavas da Copa do Brasil.
Foi então que o Flamengo contratou Oswaldo de Oliveira e a equipe engrenou na temporada, embalando cinco vitórias consecutivas no Brasileirão e chegando ao G4 da competição. Contudo, uma derrota para o Coritiba iniciou uma série com sete derrotas, dois empates e duas vitórias que culminou na sua demissão.
Jayme de Almeida comandou a equipe nos dois últimos duelos do ano (derrotas para Athletico-PR e Palmeiras). O Mais Querido, que chegou a brigar no G4, terminou o Brasileirão em 12º. No clube não há mais nenhum remanescente do elenco daquele ano.
Flamengo e Vasco hoje: 2 equipes em momentos diferentes
De 2015 para 2023 muita coisa mudou no Flamengo. O clube superou seus problemas financeiros e se tornou o maior do país, conquistando diversos títulos importantes e sempre brigando por mais. Em contrapartida, pouca coisa se alterou no rival.
O Vasco, que naquele conseguiu sua última vitória contra o Flamengo no Brasileirão mesmo estando na zona de rebaixamento, somou mais duas quedas para a Série B: no mesmo 2015 e, posteriormente, em 2020. Agora, tantos anos depois, segue brigando para não cair pela quinta vez em sua história.
Chegou a respirar nas últimas rodadas, mas com o mais recente triunfo Rubro-Negro, voltou para o lugar que tanto se afeiçoou: a zona da degola. Caso caia, é bem provável que a última vitória do Vasco sobre o Flamengo no Brasileirão chegue a se tornar um pré-adolescente.
Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...