Com os resultados da última rodada, a tabela do Brasileirão 2023 promete pegar fogo até o fim. Que o torneio é disputado não é novidade. Mas após dois anos de campeões com ampla vantagem, haverá emoção até o fim no Campeonato Brasileiro deste ano. E novamente, Flamengo e Palmeiras seguem na luta pelo título. O Bragantino entra na briga, enquanto o Botafogo segue em queda livre.
Assim como a briga pelo título é acirrada, a disputa na parte de baixo da tabela do Brasileirão 2023 não fica para trás. Cruzeiro, Vasco, Goiás, Santos e Bahia irão batalhar até o último minuto pela permanência na elite do futebol brasileiro.
Leia mais: Temido? Apenas 1 clube parabenizou Flamengo
Com todos os impasses envolvendo os times, a pergunta que perturba os pensamentos rubro-negros é uma só: quais as chances do Flamengo na tabela do Brasileirão 2023? Com uma partida a menos, o Mengão ainda sonha com uma remontada histórica. Porém, deve priorizar a vaga direta na Libertadores, além de ter que contar com tropeços de Botafogo, Bragantino e Palmeiras.
Como está a tabela do Brasileirão 2023?
Atualmente, o Palmeiras lidera o Brasileirão 2023 com 62 pontos, dois de vantagem para o Botafogo. Entretanto, o alvinegro tem uma partida a menos que o clube paulista, contra o Fortaleza. Também na corrida pelo título, o Grêmio tem 59 pontos e 34 jogos, mesma quantidade do líder.
Empatado em pontos com o Grêmio está o Bragantino. Porém, o Massa Bruta também tem um jogo a menos, contra o Mengão, no dia 23/11. Em quinto lugar, vem o Atlético-MG, com os mesmos 57 pontos do Flamengo, mas com 34 jogos.
O Flamengo terá o confronto direto contra o Bragantino, que definirá os rumos do clube quanto à campanha pelo título. Das cinco partidas restantes, jogará apenas duas fora de casa, contra América-MG e São Paulo, na última rodada. Entretanto, o clube mineiro vendeu o mando de campo para Uberlândia. Ou seja, o Mengão estará ainda mais perto de sua torcida se compararmos com Belo Horizonte.
Tabela do Brasileirão Série A 2023 atualizada
Em primeiro lugar, o Palmeiras tem 62 pontos em 34 jogos, 18 vitórias e 26 gols de saldo. Nos confrontos diretos até aqui, perdeu uma partida para o Botafogo e venceu a outra. Mesmo cenário com o Grêmio, goleando em uma partida e perdendo na outra. Contra o Bragantino, uma derrota e um empate, assim como quando enfrentou Atlético-MG e Flamengo.
O Botafogo tem 60 pontos, em 33 partidas, nas quais também venceu 18 e tem 23 de saldo. Venceu uma e perdeu outra para o Grêmio, e venceu uma e empatou outra com o Bragantino. Contra Atlético-MG e Flamengo, uma vitória e uma derrota cada. Vale lembrar que ainda tem duelo difícil contra o Fortaleza, em jogo adiado da 29ª rodada
Na terceira posição, o Grêmio fez 34 partidas e somou 59 pontos com as mesmas 18 vitórias que os citados acima. Contudo, tem apenas 7 gols de saldo. Mesmo sendo um dos melhores ataques da competição, tem uma das piores defesas. Perdeu uma e empatou outra com o Bragantino, venceu o Atlético-MG e ainda vai jogar a segunda partida e venceu uma e perdeu outra para o Fla.
Próximo adversário do Flamengo, o Bragantino tem os mesmos 59 pontos, mas com 33 jogos. Soma 16 vitórias e 17 de saldo. No confronto direto contra o Atlético-MG, perdeu fora e empatou em casa. Já contra o Fla, goleou o rubro-negro no Nabi Abi Chedid.
O Atlético-MG não postulava ao título, mas já tem 57 pontos em 34 jogos, além de ter 16 vitórias e 16 de saldo de gols. No confronto direto contra o Flamengo, disputou apenas uma partida, perdendo de virada dentro da Arena Independência. A outra partida será no dia 29, no Maraca.
Fechando o G6, o Flamengo tem os mesmos 57 pontos do Atlético-MG e com um jogo a menos que o alvinegro. O Fla tem as mesmas 16 vitórias, porém com apenas 13 de saldo de gols. Ainda tem mais dois jogos de confronto diretos para encarar e busca, inicialmente, a vaga direta na Libertadores.
Projeções para a tabela do brasileirão 2023 série A
O Mundo Bola separou aqui as projeções após os jogos da última rodada do Brasileirão. Os dados mencionados abaixo são do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Palmeiras
Líder, o Palmeiras viu as chances de ganhar o Brasileirão aumentarem na última rodada. Com os tropeços dos demais postulantes ao título, viu suas chances subirem para 45,4%. Vale lembrar que, ainda que tenha um jogo a mais que alguns dos concorrentes, terá uma tabela mais tranquila, enfrentando Fortaleza, América-MG e Cruzeiro.
Botafogo
Após um primeiro turno fenomenal, viu a tabela do Brasileirão 2023 ruir na segunda etapa, principalmente após a derrota em casa para o Flamengo. Após ver a vitória escapar contra o Bragantino, tem 28% de chances de levantar a taça novamente. Com mudança no comando da equipe, enfrenta Fortaleza, Santos, Coritiba, Cruzeiro e Internacional.
Grêmio
O Grêmio aumentou suas chances após virada épica pra cima do Botafogo na penúltima rodada, mas reduziu as chances de título com a derrota para o Corinthians em casa e com um a mais. A probabilidade do tricolor vencer o título é de 6,4% e tem Atlético-MG, Vasco, Goiás e Fluminense pela frente.
Bragantino
Mesmo atrás do Grêmio na tabela, a partida a menos aumenta as chances do Bragantino nas projeções da UFMG. O Massa Bruta tem 15,9% de chances de conquistar o Brasileirão de forma inédita. Na reta final, além do confronto atrasado contra o Flamengo, enfrenta Internacional, Fortaleza, Coritiba e Vasco.
Atlético-MG
Apesar de estar à frente do Flamengo na tabela, o Atlético-MG tem chances mínimas de bater campeão brasileiro após 2 anos. Conforme as projeções da UFMG, o alvinegro tem apenas 0,83% chance de vencer a competição. Os últimos 4 jogos do “Galo” são contra Grêmio, Flamengo, São Paulo e Bahia.
Flamengo
Por fim, o Mengão ainda sonha com o título após um Brasileirão bastante conturbado. Com o tropeço para o Fluminense, viu as chances de título caírem de 6% para 3,5%. O Fla tem tabela difícil, que se inicia com a partida atrasada contra o Bragantino. Em seguida, joga contra América-MG, Atlético-MG, Cuiabá e São Paulo. O Mais Querido pode repetir 2020 e ser campeão no Morumbi após campeonato disputado.
E o Mengão, briga pelo título até o fim?
Ainda que a tabela do Brasileirão 2023 não seja das mais fáceis, o Flamengo ainda sonha em conquistar seu nono título da Série A. Acima de tudo, o clube deve priorizar a vaga direta na Libertadores e entregar um 2024 mais tranquilo para Tite.
Para brigar pelo título do Brasileirão, o Flamengo deve vencer todas as partidas restantes e contar com alguns tropeços. A partida contra o Bragantino é fundamental não só por ser um confronto direto, mas também para ultrapassar a equipe paulista igualando a quantidade de jogos dos demais concorrentes.
Para bater campeão, além de vencer tudo, depende de pelo menos uma derrota do Palmeiras e um empate do Botafogo. Assim, caso vença todos e os rivais também, chegaria aos 72, enquanto o alviverde só alcançaria 71. Neste cenário, empataria com o Botafogo em pontos, a depender dos outros critérios de desempate para bater campeão.
De qualquer forma, sonhar é de graça. E para o torcedor rubro-negro que já viveu tantas vitórias na raça, de Petkovic contra Helton, passando por Angelim de cabeça, Gabigol em 3 minutos e Octa no sufoco, o flamenguista ainda não largou as chances de bater campeão.
Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.