PVC diz que Flamengo voltou a ser melhor time do Brasil

13/03/2024, 08:16
PVC analisa Flamengo de Tite

O Malvadão voltou? De acordo com PVC, sim. O jornalista publicou um vídeo com uma prancheta analisando o jogo de Tite no Flamengo em suas redes sociais. Mas ao iniciar o tema, o jornalista surpreendeu ao declarar que o Mengão voltou a ser o melhor time do Brasil indiscutivelmente.

“Como é que está jogando o Flamengo? Nesse início de temporada, o melhor time do Brasil. Voltou a ser o melhor time do Brasil, o Flamengo. Ninguém tem muita dúvida disso não, né? Vamos olhar o movimento”, surpreende.

➕André Rocha vê semelhanças entre Flamengo de Tite e time campeão brasileiro de 1992

PVC faz análise do jogo de Tite no Mengão e começa explicando como o time se defende. Em um 4-4-2, as caixas montadas pelas linhas oferecem um espaço muito curto para os adversários trabalharem.

“Muito compacto. Por isso que é tão difícil entrar nas linhas rubro-negras. Nesse espaço aqui, mesmo que você volte até a linha da grande área, você vai ter no máximo 15 metros de distância da linha de defesa para a linha do meio-campo. Isso obriga o adversário a jogar em um espaço tão curto. E essa compactação defensiva é o que faz o Flamengo estar completando recorde sem sofrer gols. O Rossi ainda não sofreu gols esse ano. O Flamengo titular não sofreu gols ainda neste ano. A linha de defesa não ultrapassa a risca da grande área. Tem uma distância de 12, 15 metros no máximo para trabalhar. É muito difícil”, analisa.

PVC analisa Flamengo ofensivamente

Ao falar do Flamengo como ataque, PVC explica que o desenho sofre mudança e cita as funções de cada jogador.

“Mas não é só isso. Quando o Flamengo sobe, você vai ver o time desenhado, em teoria, num 4-2-3-1. Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Ayrton Lucas; Pulgar, De La Cruz, Arrascaeta; Luiz Araújo, Cebolinha e Pedro. Esse desenho você vê poucas vezes, porque o Luiz Araújo dá amplitude, o Arrascaeta chega perto do Pedro, e o Cebolinha dá amplitude do outro lado. O Varela entra como lateral armador, e o DeLa Cruz e o Pulgar dão sustentação. E os três por trás”, diz.

Além disso, PVC diz que dependendo da quantidade de atacantes do time adversário, mais jogadores são liberados para subir, sufocando a equipe adversária cada vez mais.

“Se tiver só um atacante, o Ayrton Lucas vai se mandar também, e o De La Cruz também. Então você tem Pulgar, Fabrício Bruno e Léo Ortiz atrás. E tem um time que vai empurrar o adversário com sete, oito jogadores no campo de ataque. Até mais, se o adversário for se defendendo, os dois zagueiros vão subir. O Léo Ortiz vai ter essa função, ele tem uma capacidade de organização gigantesca. O time, quando perde a bola, rapidamente retorna para esse 4-4-2 muito bem postado”, finaliza.


Partilha