Luiz Eduardo Baptista, o Bap, venceu a eleição no Flamengo e a preferência é por José Boto. O português deve chegar para assumir a pasta de futebol do clube, endossando a ideia de Bap de profissionalizar os departamentos, incluindo o de futebol. O jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, destrinchou a forma como o lusitano trabalha.
José Boto está na Croácia, mas teve muito sucesso no Benfica, um dos principais clubes de Portugal. PVC lembra alguns negócios históricos feitos por Boto, que descobria nomes que viriam a bombar de depois revendia por mais caro, fazendo caixa após obter retorno esportivo.
➕ Transição no Flamengo tem seu start em almoço de Bap com Braz
"Repetia uma estratégia que o Porto fazia muito bem. O Porto comprava o Hulk por zero e vendia por 30 milhões. E o Boto conseguiu fazer isso muito no Benfica. Tem alguns exemplos disso. Ele comprou o goleiro Oblak, todo mundo sabe, o goleiro do Atlético de Madrid, gigantesco. O Boto comprou o Oblak por 1 milhão e 700 mil euros. Vendeu para o Atlético de Madrid quatro anos depois por 16 milhões de euros", inicia.
Ele cita ainda o goleiro Ederson e o volante Matić, que também renderam dinheiro ao Benfica de José Boto.
"Ele trouxe o Ederson do Rio Ave, depois de ter começado a carreira no São Paulo, por zero, praticamente. O Ederson foi vendido para o Manchester City por 40 milhões de euros. E o negócio mais espantoso de vários negócios bem-sucedidos do Boto e do Benfica, foi a contratação do Matić, que estava no Chelsea, encostado, por 2 milhões e meio de euros e vendeu por 25 para o próprio Chelsea", explica.
José Boto cumpriria promessa de profissionalização de Bap assumindo mapeamento de mercado
"Aí é o que o BAP pretende. BAP fala em profissionalizar e maximizar todos os departamentos do Flamengo. Contratar apenas com base em scout. Scout é olheiro. É um olheiro profissional. Um observador profissional, com base em estatística, com base em desempenho, com base em características do jogador. Isso você mapeia profissionalmente. É isso que o Boto vai fazer. No caso de diretor esportivo, mas como comandante de todo esse setor de scout", finaliza PVC.