PVC analisa posicionamento de Joshua e compara com Zico

Tido desde a base como uma das joias do Ninho, Joshua na sua estreia no time de cima marcou o gol da vitória contra o Botafogo-PB, na Copa do Brasil.
➕ Notas Botafogo-PB 0x1 Flamengo: brilha a estrela de Joshua
Curioso sobre o desempenho do jogador e sua função em campo, o comentarista PVC foi atrás de entender mais sobre o futebol do cria, afirmando que Joshua não é um meia, mas sim um "ponta de lança".
Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.Depósito mínimo R$1
Posição tida como extinta no futebol, o ponta de lança era um meia que tinha como função, além de armar o jogo, também desempenhar um papel de atacante. Ou seja, pisava dentro da área, fazia muitos gols, e, ao mesmo tempo, organizava o time buscando bola nos extremos e no meio-campo.
"O Joshua não é um meia-armador. Ele é um ponta de lança. O Joshua cai para os dois lados. O Joshua aprofunda dos dois lados. Ele joga com o pé direito e com o pé esquerdo. Você vê nos vídeos dele que ele vem buscar a bola na ponta direita, que ele vem buscar a bola na meia esquerda, que ele domina com o pé esquerdo e toca com o pé direito, domina com o pé direito e finaliza com o pé esquerdo. Ele tem essa capacidade de 10", analisou PVC.
Uma das maiores referências de ponta de lança na história do futebol é simplesmente Zico. PVC apontou essa semelhança no posicionamento de Joshua com o do ídolo máximo rubro-negro, definindo que o jogador de 17 anos também é esse meia que tem capacidade tanto de armar o jogo, como de infiltrar e ser artilheiro, considerando esse combo como algo de valor inestimável.
"O Zico era um 10 "mais Joshua". Eu não estou comparando o Joshua com o Zico. Eu estou falando da função. Ele domina e infiltra. Ele domina, organiza e infiltra. Então, ele tem capacidade de fazer gol e ele tem capacidade de fazer passe. Por isso que ele tem tanto passe e gol na base. Isso é um valor inestimável", comentou.
Joshua já foi 10 de Filipe Luís na base
Um dos responsáveis pelo primeiro título de Filipe Luís como técnico, foi justamente Joshua, quando ambos integravam o sub-17 do Flamengo. Na ocasião, o jovem jogador foi talvez o grande destaque na campanha rubro-negra pelo título da Copa Rio Sub-17 de 2024.
Em coletiva após vitória sobre o Botafogo-PB, Filipe Luís comentou sobre o assunto, exaltando o cria do ninho.
"O que eu vivi hoje com ele me deixou muito emocionado. Menino muito especial. O primeiro título da minha carreira como treinador, ele participou. Foi uma peça muito importante na equipe", destacou Filipe Luís.
Falando em posicionamento de Joshua, Filipe Luís comparou a forma de jogar do cria com Arrascaeta, comentando ainda sobre como montou estratégias na base, que giravam em cima do meia.
"Eu sei o talento que ele tem, é um meia que joga na mesma posição do Arrascaeta. Tem um talento que tem muita força. Frieza na área. Decide bem, tomadas de decisões são muito assertivas, é um jogador que perde pouco a bola, tem uma visão de jogo muito boa. Eu fazia muitos movimentos específicos para ele, para que a equipe girasse em torno dele", avaliou.
Apesar de Arrascaeta viver um momento iluminado, sendo o principal jogador da equipe no momento, o Flamengo abre o olho para o mercado em busca de uma reposição para o uruguaio quando não estiver disponível. Porém, como o próprio técnico Filipe Luís disse, o Fla pode ter ganho um reforço após exibição de Joshua.