Pulgar tem plano traçado pelo Flamengo para saber se enfrenta Botafogo

Atualizado: 12/10/2025, 10:50
Erick Pulgar joga água no rosto em treino sob calor no Ninho do Urubu

Erick Pulgar vive dias decisivos pelo retorno aos gramados. Fora de combate há três meses, desde que fraturou o pé contra o Bayern de Munique, o chileno será reavaliado nos dois próximos dias para ser relacionado ou não para o clássico contra o Botafogo, na quarta-feira (15). 

➕ Flamengo sofre mais finalizações sem Pulgar em campo; veja números

Liberado gradualmente para treinar com os companheiros, Pulgar já se encontra em melhores condições físicas e é considerado apto a jogar. No entanto, o Flamengo prefere ter cautela e observar o andamento da recuperação. Desta forma, os treinamentos de segunda e terça-feira serão decisivos para o retorno ou não contra o Botafogo.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Desde que lesionou o pé, Pulgar tem enfrentado os desafios da recuperação. Primeiro, foi ao Chile fazer a cirurgia; depois, encarou cada estágio da reabilitação, com observação do departamento médico, exames para acompanhar a evolução óssea, fisioterapia e recondicionamento físico. Depois disso tudo, foi liberado aos poucos para treinar com os demais companheiros de Flamengo.

Retorno de Pulgar tem interrogações

Apesar da condição favorável, Pulgar ainda encara dúvidas em relação ao retorno. E por dois motivos principais. O primeiro deles é o palco do jogo contra o Botafogo: o Engenhão, com gramado sintético, algo que pode ser prejudicial para um atleta voltando após três meses de lesão. É outro ingrediente que pode entrar na balança para a escalação.

Outro motivo é o fato de que Pulgar está pendurado com dois cartões amarelos no Brasileirão. O volante chileno foi advertido pela primeira vez contra o Internacional, logo na primeira rodada, e levou o segundo contra o Grêmio, na terceira. Depois, conseguiu passar em branco em todos os outros, mas segue sob risco.

E um amarelo contra o Botafogo não apenas tiraria Pulgar de um jogo seguinte qualquer, mas do embate decisivo contra o Palmeiras, líder do campeonato. Sem falar que o chileno teria ainda mais tempo de treino até o jogo contra o time paulista, o que o deixaria em melhores condições físicas. A decisão será tomada nos dois próximos dias.

Com ou sem Pulgar, Flamengo e Botafogo se enfrentam nesta quarta-feira, no retorno da pausa após a Data Fifa, no Engenhão. O duelo é válido pela 28ª rodada do Brasileirão e terá bola rolando a partir de 19h30 (horário de Brasília).

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsappBlueskyThreadsTwitter (X)Instagram e Facebook.


Compartilhe
João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.