Pulgar se destaca em métricas físicas no Brasileirão
Apesar de estar lesionado, Erick Pulgar é um dos nomes de maior confiança de Tite, e não à toa, era titular absoluto do Flamengo até a entorse no tornozelo esquerdo. Mesmo com o time melhorando, a ausência do chileno é sentida pelo Rubro-Negro, especialmente pelo aspecto físico.
O scout Felipe Barros levantou algumas métricas físicas baseadas em GPS e feitas pelo ProMetrics.Club. Os números enaltecem o nível de jogo de Erick Pulgar. Um exemplo é em relação à distância percorrida, aspecto que o atleta lidera considerados apenas volantes, com 11,96 km por jogo. A ocupação de espaços, inclusive, é um dos pontos fortes do volante que, claro, concentra as ações no meio-campo, mas apoia na defesa e tem chegadas no ataque, conforme é demonstrado no mapa de calor abaixo.
➕ Por renovação, Flamengo sentará com Pulgar após Data Fifa
Além de Pulgar, os outros atletas com melhores performances em distância percorrida são: Marlon Freitas, do Botafogo (11,81 km/jogo), e Otávio, do Fortaleza (11,63 km/jogo).
Outro ponto bem positivo do volante são os piques em alta intensidade, determinados com métricas a partir de 20km/h. Com a característica de ajudar na pressão pós-perda em muitos momentos, Erick Pulgar precisa justamente desse ímpeto físico para auxiliar a marcação. Ele atinge uma média de 65,7 piques por jogo. A seu lado, como destaque na característica, estão Tchê Tchê, do Botafogo (66,3) e Cristaldo, do Grêmio (65,3).
Como fator “complementar” aos piques em alta intensidade estão os sprints, que são as acelerações em distâncias curtas. E este é outro quesito em que Pulgar é importante, justamente por ter boa chegada, auxiliar na marcação e na pressão pós-perda. Em métricas que consideram sprints a partir de 25km/hora, Erick alcança 11,3 por jogo. Tomás Pochettino, do Fortaleza (11,8), e Jean Lucas, do Bahia (11,2), completam o quesito.
Cabe pontuar que, quando o adversário consegue sair da marcação pressão do Flamengo, o Pulgar sofre as consequências das suas características. Isso acontece porque apesar da facilidade em sprints, o jogador tem chegadas mais duras, comete muitas faltas e, não à toa, tem alto número de cartões amarelos. Em 17 jogos na temporada, foram sete cartões e 32 faltas cometidas.
Erick Pulgar no Brasileirão 2024
Erick disputou quatro de seis partidas do Brasileirão de 2024. Em todas foi titular, e atuou por cerca de 79 minutos/jogo. As estatísticas demonstram excelentes performances em passes certos (86%) e passes no terço final (85%), além de uma facilidade com bolas longas (63%).
Em relação às questões defensivas, Pulgar tem 1.0 interceptação, 1.8 desarmes, 3.5 bolas recuperadas e 1.3 cortes, em estatísticas por jogo, não gerais.
No Campeonato Brasileiro de 2024, o último jogo de Erick Pulgar foi a derrota por 2 a 0 para o Botafogo, partida em que o volante se lesionou. De lá para cá, o Flamengo disputou outros dois confrontos pelo torneio nacional. Empatou com o Bragantino em 1 a 1 e venceu o Corinthians por 2 a 0.
O Brasileirão foi temporariamente suspenso pela tragédia do Rio Grande do Sul, mas já tem retorno definido pela CBF. O Flamengo enfrenta o Vasco, no jogo adiado da sétima rodada, no dia 2 de junho, domingo, no Maracanã, às 16h (de Brasília).