Pulgar está de volta ao Flamengo. No entanto, neste período de seis jogos em que o chileno esteve fora, o Rubro-Negro sobreviveu na liderança do Campeonato Brasileiro com Allan e o zagueiro Léo Ortiz revezando no setor. Por isso, eis a dúvida na cabeça do técnico Tite para a partida desta quarta-feira (3), diante do Atlético-MG, na Arena MRV: quem será o titular?
O MRN conversou com os analistas Douglas Fortunato e Victor Nicolau, mais conhecido como Falso Nove, para destrinchar o tema.
➕️ Pulgar volta ao Flamengo e terá árdua concorrência de Allan e Léo Ortiz
Na visão de Victor, do canal Falso Nove, Allan deveria ser o escolhido do momento: “Penso que deve armar conforme minutagem e adversário. Mas atualmente vejo Allan em vantagem frente ao chileno por ser capaz de cobrir maior área no campo e também ter ótima saída de bola”, dissertou.
Já Douglas foi mais abrangente e colocou dois cenários que possa estar na cabeça de Tite: “A volta de Pulgar traz duas opções principais que o Tite pode ter. A primeira é recuar o Gerson e jogar com o Pulgar e Gerson como os dois volantes. A segunda opção, que eu acho que pode fazer mais sentido, é de ter uma dupla de volantes entre Pulgar e Allan. E aí você pode manter o Gerson na meia-direita”, ponderou.
O que Pulgar oferece que Allan e Léo Ortiz não oferecem?
Para Falso Nove, Erick Pulgar possui características de Léo Ortiz, porém, por ser da posição, conhece mais os atalhos do campo. Já Allan tem um controle de bola maior que o chileno.
“As características de Pulgar como volante são semelhantes às de Ortiz, porém com óbvia melhor adaptação a função é um senso melhor de posicionamento e abordagens naquele setor, porém muito diferente de Allan. Embora Pulgar seja, sim, mais vertical, Allan sustenta mais a saída de bola. No entanto, Pulgar com bola avança melhor, finaliza melhor de longe”, pontuou o analista.
No entanto, o passe vertical de Pulgar foi destacado como um ponto diferencial do chileno para Douglas Fortunato. O analista também elogiou a área de cobertura de Allan.
“Em relação ao Allan e o Léo Ortiz, acho que a principal característica do Pulgar é essa questão dos passes de filtração. O Pulgar é um volante que tem essa capacidade de quebrar linha. Ele busca fazer passes de 20, 10, 20 metros, são passes mais distantes. Não é uma característica do Léo Ortiz, muito menos do Allan. O Allan é um cara que faz uma cobertura ofensiva maior”, disse Douglas.
E o que Allan e Léo Ortiz têm que Pulgar não tem?
De acordo com Victor, o zagueiro é o único craque do trio, mas Allan é o melhor companheiro para Nicolás de la Cruz: “Léo Ortiz é um craque. Coisa que nenhum dos outros dois é, apesar de ótimos jogadores. Allan protege melhor e sustenta melhor a saída de bola. A saída do time melhorou com ele é isso não foi à toa. Cobre muito mais campo no momento defensivo e até por isso é o parceiro ideal para De La Cruz”.
Douglas Fortunato elogiou a estatura de Ortiz e a melhor recomposição de Allan: “O Allan é um cara que consegue cobrir muito mais campo que o Pulgar, por ser mais baixo, mais ligeiro. Já o Léo Ortiz acho que tem a questão da bola aérea, o Léo Ortiz tem uma bola aérea mais forte que é a do Pulgar”, finalizou.
O Flamengo é o líder do Brasileiro com 27 pontos e tentará vencer o Atlético-MG para disparar na tabela de classificação da competição. O provável time é composto por Rossi, Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Allan, Pulgar e Gerson (Victor Hugo); Luiz Araújo, Bruno Henrique e Pedro (Carlinhos). Ou seja, Léo Ortiz iria para o banco.
Jornalista (Unisuam), 27 anos, natural do Rio de Janeiro e trabalhando no MRN. Atuo na área da comunicação desde 2018 e já acumulei passagens pelo Jornal Ilha Notícias, TV Ilha Carioca, Rádio RPC e Urubu Intera...