Pulgar domina números no Flamengo e justifica 'barbaridade' vista por Filipe Luís

Atualizado: 16/02/2026, 11:11
Pulgar comemora gol da vitória sobre o Botafogo

Em momento artilheiro, Erick Pulgar é a peça mais utilizada por Filipe Luís neste início de temporada do Flamengo. O volante é o único atleta do elenco principal a disputar todos os jogos de 2026, e o desempenho nos dois lados do campo rendeu muito elogios após o tento da vitória sobre o Botafogo.

➕ Pulgar tem atitude encantadora com desabrigados por incêndios no Chile

Essa onipresença física de Pulgar é acompanhada por um desempenho técnico e tático importante para o modelo de Filipe. O chileno é quem dita o ritmo do meio-campo, com uma precisão de passe que chegou a 93% no Carioca. 

A importância do Camisa 5 passa por um momento inédito. Nas duas últimas vitórias do Flamengo, contra Vitória e Botafogo, Pulgar balançou as redes e foi decisivo. Ele abriu o placar contra o time baiano com um golaço, seguido do tento decisivo para vencer o clássico e avançar às semis do Estadual.

Gols que são reflexos de números que mostram um jogador que participa de todas as fases do jogo. No Brasileirão, ele mantém uma média de 62,3 ações com bola por partida, pois é muito acionado na saída de bola, e mantém 87% de aproveitamento nos passes.

Não à toa, recebeu os elogios de Filipe Luís na coletiva pós-jogo contra o Botafogo. O treinador destacou que, embora os gols recentes chamem a atenção, o que sustenta o time é o trabalho "invisível" do volante.

"Os gols chamam atenção do torcedor e da imprensa, mas eu vejo o que os jogadores fazem sem a bola. É uma barbaridade o que ele faz sem bola dentro de campo. Feliz ver ele sendo premiado com gols, mas o mais importante é o sacrifício que ele faz pela equipe. Ele faz a equipe ser melhor", disse.

Com média de uma interceptação e um desarme por partida, Pulgar até o momento mostrou equilíbrio entre intensidade e disciplina. Mesmo sendo o pilar de marcação do meio-campo, ele recebeu apenas um cartão amarelo em 2026 até o momento. 

Filipe Luís trata Pulgar como titular absoluto no Flamengo

O domínio de Pulgar no meio-campo é sustentado por números que impressionam pela regularidade. No Carioca, a precisão de passe no próprio campo chegou a 99% de acerto. Qualidade que se estende ao campo ofensivo, onde ele mantém quase 90% de eficiência. 

A mudança de patamar do volante passa também pela sua resistência e disciplina tática. Ao atuar 90 minutos em média no Brasileirão, Pulgar mostra que suporta a carga de jogos sem perder a intensidade nos duelos. Ele vence, em média, 4,3 duelos por jogo, em especial pelo alto.

Apesar de projeções apontarem para uma possível saída do chileno do time após a chegada de Paquetá, os números explicam por que Filipe Luís trata o volante como titular absoluto. 


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pr futebol, vôlei e esportes olímpicos.