Pulgar 'açougueiro'? Veja quem lidera a estatística de faltas e cartões no Flamengo

A recente declaração de Jair Ventura, técnico do Vitória, classificando Erick Pulgar como o jogador que "mais bate" e "mete a porrada" no elenco do Flamengo, acendeu um debate sobre o perfil do volante. No entanto, um mergulho nos números das últimas três temporadas (2024-2026) revela que a fama de "açougueiro" não se sustenta estatisticamente.
➕ Pulgar tem atitude encantadora com desabrigados por incêndios no Chile
Ao analisarmos o volume total de infrações, percebe-se que Pulgar é um jogador de combate, mas o "trabalho sujo" de interrupção de jogo está distribuído. Muitas vezes recaindo os laterais e os atacantes rubro-negros que fazem a pressão pós-perda, por isso são os que aparecem entre os mais faltosos.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Top 5 mais faltosos do Flamengo por temporada (Geral):
2026 (Início de temporada):
- Erick Pulgar: 7 faltas
- Pedro: 6 faltas
- Léo Pereira: 5 faltas
- Alex Sandro: 5 faltas
- Nicolás de la Cruz: 4 faltas
2025 (Consolidado):
- Alex Sandro: 67 faltas
- Bruno Henrique: 58 faltas
- Luiz Araújo: 55 faltas
- Erick Pulgar: 36 faltas
- Ayrton Lucas / Saúl Ñíguez: 35 faltas
2024 (Consolidado):
- Bruno Henrique: 55 faltas
- Erick Pulgar: 46 faltas
- Wesley: 38 faltas
- Gerson: 37 faltas
- Allan: 32 faltas
Ranking de indisciplina tem Pulgar na liderança
Os números contradizem as falas de Jair Ventura sobre Pulgar, mas também corroboram. Analisando apenas as punições, o técnico do Vitória parece ter razão: entre 2024 e o início de 2026, Pulgar é o jogador mais punido do elenco, acumulando 21 cartões (20 amarelos e 1 vermelho).
No entanto, a soma das estatísticas indica uma lupa maior da arbitragem sobre o chileno, ou faltas muito mais violentas. Mas a grande diferença para os atletas que mais fazem faltas, em especial em 2025, aumenta os questionamentos sobre o número elevado de cartões.
- Erick Pulgar (21 cartões): Chileno possui dados "conflitantes", pois tem grande vantagem nos cartões e está consideravelmente atrás no número de faltas.
- Bruno Henrique (16 cartões): Apesar de ser atacante, o número de cartões não surpreender. Bruno é bastante punido por reclamação e, além disso, o ranking anterior mostra que o atacante comente muitas faltas.
- Léo Pereira (14 cartões): Zagueiro é o defensor utilizado em mais jogos e naturalmente acaba com o número alto de cartões.
- Allan (12 cartões): Mesmo sendo reserva em vários momentos, mantém uma média de punição altíssima, o que indica uma dificuldade em marcar sem cometer faltas.
- Alex Sandro (10 cartões): Alex Sandro é o exemplo de como é possível ser o recordista de faltas do time sem se tornar o recordista de cartões.
A comparação direta com Alex Sandro chama a atenção. Em 2025, o lateral-esquerdo foi o verdadeiro "açougueiro" estatístico do time, cometendo 67 faltas, quase o dobro das 36 faltas de Pulgar no mesmo período.
Contudo, enquanto Alex Sandro precisou de 13 faltas para levar um amarelo, enquanto Pulgar foi advertido uma vez a cada 3,6 infrações.
Isso mostra que a fama de Pulgar, mencionada por Jair Ventura, pode estar prejudicando o jogador. Enquanto atacantes como Bruno Henrique e laterais cometem faltas em zonas de menor perigo imediato, as infrações de Pulgar são quase sempre para matar contra-ataques ou em disputas frontais, o que também atrai o cartão.
Em 2026, Pulgar tem apenas um cartão amarelo em sete partidas. Ele foi punido na partida contra o Vasco, na estreia do elenco rubro-negro na temporada.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.











