Próximo do Flamengo, Saúl mantém projeto social para jovens atletas na Espanha

Atualizado: 21/07/2025, 17:14
Saúl com a camisa do Club Costa City

Próximo do Flamengo, o meio-campista Saúl Ñíguez carrega no currículo um projeto social que vai além das quatro linhas. Desde 2020, o espanhol comanda o Club Costa City, equipe de futebol de base com sede em Elche voltada para o desenvolvimento humano, esportivo e acadêmico de crianças e adolescentes.

Árbitro de Red Bull Bragantino x Flamengo foi elogiado por atuação 'limpa' em jogo do Rubro-Negro

Criado pelos irmãos Saúl, Aarón e Jony Ñíguez, todos jogadores profissionais revelados em Elche, o projeto nasceu com o objetivo de proporcionar uma formação completa, não apenas esportiva. “Queremos formar boas pessoas, não apenas bons jogadores...”, disse Saúl. 

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

+18 | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

O Costa City abriga atualmente dezenas de equipes, dos 4 aos 18 anos, com planejamento também para o futebol feminino. Todos os jovens contam com acompanhamento de uma equipe profissional que inclui treinadores, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos. A ideia é que o futebol seja um meio para ensinar valores, trabalho em equipe e estimular o rendimento escolar. Formar atletas profissionais é uma meta secundária. 

O clube tem sede em Elche, terra natal de Saúl, e carrega no escudo um tigre, apelido do pai dos irmãos Ñíguez, conhecido como “O Tigre de Matola”. A identidade do projeto está fortemente conectada à história da família e à comunidade local.

“Temos orgulho das nossas raízes e queremos que Elche seja referência na formação de talentos com valores sólidos”, afirmou Saúl em entrevista recente.

O Club Costa City é patrocinado pela Nike e já disputa competições regionais de base na Espanha. Embora o objetivo principal seja a formação pessoal, o clube começa a ganhar destaque pela organização e pelo trabalho de longo prazo.

Alguns jogadores da base já despertaram o interesse de grandes clubes da Espanha: Juanjo Lara e Lionel Rodríguez, por exemplo, foram incorporados pelas categorias de base do Atlético de Madrid. Outros visam a carreira acadêmica, o que também é motivo de muita celebração no projeto. 

“Tenho muita expectativa com esse projeto, no qual trabalhamos há vários anos. O primeiro objetivo é ver os jogadores crescer dia a dia e poder ensinar-lhes todas as nossas experiências e valores. Para mim não há nada mais importante do que juntar meus valores com os do clube.”

Saúl Níguez no Flamengo

Segundo o jornalista Fabrizio Romano, Saúl aceitou uma proposta de três anos do Rubro-Negro. A investida foi liderada pelo diretor de futebol José Boto e ganhou força após o fracasso das tratativas entre o jogador e o Trabzonspor, da Turquia.


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.