Provocações ao Vasco, pai bravo e elogios à Nação: como jornais repercutiram coletiva de Romário no Flamengo
Há exatamente 30 anos, em 15 de janeiro de 1995, Romário dava sua primeira entrevista coletiva sendo jogador do Flamengo. Sem meias-palavras, o melhor jogador do mundo na época chegou ao Rubro-Negro provocando o maior rival, no qual foi revelado, elogiou a torcida do Mengão. No entanto, seus pais não aprovaram o retorno do filho.
Romário se emocionou com a oportunidade de vestir a camisa do Flamengo e comentou que desejava fazer vestindo a 11, o que Zico fez com a 10.
➕Romário elege Pedro o melhor camisa 9 do Brasil: 'Fazedor de gol'
A chegada do "Baixinho" foi em clima de Carnaval, com muito Samba, presença feminina e cerveja. Teve até desfile, com Romário sendo aclamado por milhares de torcedores nas ruas do Rio até à sede do Flamengo, na Gávea.
A torcida ficou tão entusiasmada que criou a "Romariomania", que se tratava de um movimento de celebração pela chegada do craque ao Rubro-Negro, um marco na história do futebol brasileiro.
Romário teve um tratamento VIP, desde a recepção, com um esquema especial montado para receber o jogador, na intenção de demonstrar a grandiosidade que era a contratação do melhor jogador do mundo e grande nome da conquista do Tetra pela Seleção Brasileira.
Os pais do jogador não gostaram do retorno. O pai, Seu Edevair, preferia que o jogador permanecesse no Barcelona. Além disso, por ser torcedor do América-RJ, não gostava do Flamengo. Dona Lita, mãe de Romário, temia pela segurança do filho em meio à violência do Rio de Janeiro.
Provocações ao Vasco e exaltação à torcida do Flamengo intensificaram a rivalidade
Antes de assinar com o Flamengo, Romário teve uma longa história no Vasco da Gama. Com o retorno ao Rio para jogar no Rubro-Negro, muitos vascaínos acharam o movimento como uma traição. Na entrevista, o Camisa 11 destacou a grandeza do Flamengo, mencionando a força e a paixão de sua torcida. Além disso, proferiu uma frase que marcou para sempre a rivalidade: "Sei que vascaínos são os maiores adversários. Quero dar um conselho para eles. Nos dias de jogos, levem lenços para enxugarem as lágrimas", disse o "Baixinho."
Flamengo vence Boca Juniors e garante liderança antecipada na fase de grupos da BCLA #BoletimMB #Flamengo pic.twitter.com/qFLCVBIzhT
— Mundo Rubro Negro - Notícias do Flamengo (@MRN_CRF) January 14, 2025