Promessas, estrela e medalhões: quem pode deixar o Flamengo no mercado da bola

A janela de transferências do futebol brasileiro abre no dia 3 de julho, próxima segunda-feira, e o torcedor rubro-negro tem motivos para se animar. Com Luiz Araújo e Agustín Rossi já contratados, e Allan perto de ser anunciado, o Mengão ainda busca novos nomes. Mas por outro lado, o clube também pode negociar alguns jogadores do seu elenco.
Oferecendo grandes quantias por craques de peso, como De La Cruz e Claudinho, o Flamengo também deve receber grandes ofertas. Victor Hugo e Matheus França, por exemplo, dois jovens jogadores com grande potencial e, por isso, enorme valor de mercado, chamam atenção e devem receber propostas. Veja abaixo quem pode sair do Flamengo nessa janela.
Quem pode deixar o Flamengo?
Matheus França
Tratado como uma das maiores promessas da base do Flamengo, Matheus França também começa a ter certo destaque nos profissionais. Aos 19 anos, o craque já é monitorado pelo futebol europeu há alguns anos, e no início de 2023 o Rubro-Negro recusou proposta de 20 milhões de euros do Newcastle.
No entanto, nesta janela de transferências o jovem deve ser ainda mais assediado. A tendência é que o seu destino seja a Premier League, com Newcastle, Crystal Palace e West Ham disputando o jogador. Sua multa é superior a R$ 1 bilhão, mas o Flamengo deve aceitar propostas a partir de 25 milhões de euros (R$ 121 milhões).

Leia mais: Bruno Henrique ataca Mauro Cezar mas Sampaoli escolhe outro caminho
Victor Hugo
Outra joia da base do Flamengo que despertou o interesse de grandes clubes europeus é Victor Hugo. Destaque com Dorival Júnior em 2022, o meio-campista voltou a ganhar espaço com Jorge Sampaoli e já virou o novo “xodó” do argentino. Em coletiva após o jogo contra o Aucas, o treinador rasgou elogios e disse que o jovem briga para ser titular.
Mas de acordo com o GE, o nome de Victor Hugo ganhou força no Lyon, que já sondou o Flamengo em busca dos valores pretendidos pelo clube. Ainda sem proposta oficial, o clube francês enxerga o craque rubro-negro como um “novo Lucas Paquetá”. O camisa 29 tem multa de cerca de 100 milhões de euros.

Pedro
Rei da América, artilheiro da Libertadores 2022, do Mundial de Clubes deste ano e jogador de Copa do Mundo, Pedro é um dos jogadores mais valorizados do Flamengo. Assim, o artilheiro da equipe na temporada, o craque deve receber propostas do futebol europeu. No entanto, o Rubro-Negro não tem a intenção de negociar o camisa 9, a não ser por uma proposta muito acima do esperado.
Mas vale lembrar que em 2022 o Flamengo recusou proposta de 20 milhões de euros do Palmeiras por Pedro.

Varela
Contratado para ser o titular da lateral-direita, Guillermo Varela não conseguiu se adaptar e ainda não conseguiu ter uma sequência de boas atuações com a camisa do Flamengo. Por isso, nesta semana o uruguaio conversou com Sampaoli e entendeu que pode ouvir propostas para deixar o clube ainda nesta janela.
Isso porque o argentino entende que Wesley é o titular da posição, e que com o retorno de Matheuzinho, Varela deve ser cada vez menos aproveitado. Sendo assim, jogador da Seleção Uruguaia e com participação na última Copa do Mundo, o camisa 2 tem mercado na Europa e deve receber propostas de empréstimo nos próximos dias.

Vidal
Uma das maiores contratações recentes do Flamengo, o histórico jogador chileno não conseguiu cumprir as expectativas. De certa forma um jogador importante vindo do banco em 2022, Arturo Vidal caiu de rendimento e perdeu espaço nesta temporada. Sendo assim, o camisa 32, que tem um dos maiores salários do elenco, também pode deixar o clube já nessa janela em caso de propostas.
Mas o certo é que o volante não terá seu contrato renovado. O vínculo do atleta com o Flamengo vai até o final do ano, mas o próprio jogador já anunciou que seguirá seu caminho longe do Ninho do Urubu.

Rodrigo Caio
Umm dos maiores zagueiros da história do Flamengo, Rodrigo Caio é mais um jogador da “Geração 2019” que pode deixar o clube. Assim, convivendo com problemas físicos nas últimas temporadas, o camisa 3 não consegue jogar e não vem recebendo chances com Jorge Sampaoli.
Com contrato até o final do ano, Rodrigo Caio pode assinar um pré-contrato à partir do próximo mês, mas o Flamengo também não deve fazer forças para segura-lo em caso de proposta pela sua liberação imediata. Recentemente o zagueiro recusou ofertas do Cruzeiro, mas o clube mineiro planeja nova investida nos próximos dias.
