Projeto de Bandeira de Mello pode ajudar Off-Rio em futuras votações
Ex-presidente do Flamengo e hoje deputado federal, Eduardo Bandeira de Mello protocolou nesta quarta-feira (20) projeto de lei para obrigar agremiações esportivas a adotarem voto à distância em seus processos eleitorais. Caso aprovada, a lei pode beneficiar os sócios Off-Rio do Flamengo.
“Buscamos deixar claro que as agremiações não poderão restringir o direito de voto daqueles sócios que se encontrem impossibilitados de comparecer à sede do clube, muitas vezes localizada a grandes distâncias de suas residências ou de seus locais de trabalho”, diz a justificativa de EBM.
Leia mais: Flamengo esgota ingressos de visitante em menos de cinco minutos
O estatuto do Flamengo obriga que os todos os votos sejam feitos na Gávea, sede do clube. Assim, muitos sócios Off-Rio não conseguem participar das eleições apesar de terem o direito de voto. Recentemente, Bandeira de Mello comentou o desejo de votos à distância no Mais Querido.
Vale lembrar também que o tema virou disputa judicial nas últimas eleições do Flamengo, em 2021. Isso porque o candidato Walter Monteiro conseguiu uma liminar que obrigava o Flamengo a instituir voto à distância em função de mudança na Lei Pelé. No entanto, o clube alegou que não teria tempo hábil para implementar a mudança e cassou a liminar. Depois, conseguiu vitória no processo.
Flamengo justificativa não implementação de voto à distância
No dia 8 de maio, o Conselho Deliberativo do Flamengo se reuniu para votar alterações no estatuto do clube. Contudo, a Comissão do Estatuto rejeitou colocar em votação proposta para implementação do voto à distância.
De acordo com o parecer, implementar o voto à distância “contraria frontalmente os objetivos maiores do Flamengo”. Esses objetivos, segundo a comissão, seriam “promover, incentivar e desenvolver reuniões de caráter desportivo, social, cívico, recreativo, assistencial, educacional e filantrópico”.
“Ou seja, estimular que os sócios não precisem vir ao clube nem mesmo para votar contraria frontalmente os objetivos maiores do Flamengo”, diz a comissão.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.