O Flamengo colecionou resultados decepcionantes ao longo de 2023. Alguns deles vieram ao longo do Brasileirão e custaram o que poderia ser o nono título do Rubro-Negro no torneio. Isso porque, com o foco na Copa do Brasil, o Maior do Rio acabou deixando para trás pontos valiosos em partidas do Campeonato Brasileiro. Confira:
Pelo Brasileirão, o Flamengo teve nove compromissos que precediam partidas pela Copa do Brasil. Neles, o Rubro-Negro acumulou duas vitórias (Bahia e Fortaleza), cinco empates (Cruzeiro, Palmeiras, América-MG, São Paulo e Goiás) e duas derrotas (Internacional e Athletico-PR), totalizando 40,7% de aproveitamento.
Leia mais: Flamengo tem marca negativa que não alcançava desde 2015
Dessa forma, o Flamengo perdeu 16 pontos em jogos que antecediam confrontos pela Copa do Brasil.
Por outro lado, o Mais Querido alcançou 63,2% aproveitamento em jogos que não possuiam tal caráter, número consideravelmente superior ao conquistado nas circunstâncias anteriores.
Caso mantivesse esse desempenho ao longo de todo o torneio, o Flamengo venceria o Brasileirão. Isso porque, para conquistar o título da competição em 2023, o Palmeiras precisou de apenas 61% de aproveitamento.
São Paulo tirou Copa do Brasil e Brasileirão do Flamengo
Além de bater o Flamengo na final da Copa do Brasil, o time treinado por Dorival Júnior também foi algoz do Rubro-Negro no Brasileirão.
No primeiro turno, dentro do Maracanã, o São Paulo arrancou um empate por 1 a 1 contra o Maior do Rio. Já no Morumbi, o time paulista derrotou o Flamengo pelo placar de 1 a 0.
Portanto, os dois jogos resultaram em perda de 5 pontos para o Flamengo. Visto que o Palmeiras terminou a competição apenas 4 pontos à frente do Rubro-Negro, o número seria suficiente para conquistar a taça do Campeonato Brasileiro.