Presidente do León dispara contra Fifa por exclusão no Mundial

26/03/2025, 15:19
Atualizado: 26/03/2025
Foto: Azael Rodriguez/Getty Images

Excluído do Mundial de Clubes da Fifa pela própria entidade, o León-MEX segue inconformado com a decisão. Até agora, a federação não informou quem será o substituto do time mexicano.

➕ Fifa oficializa premiação bilionária do Mundial de Clubes

A decisão da Fifa se deu por conta de uma regra do torneio, que impede a participação de dois times que tenham um mesmo controlador. Como o Léon é do mesmo dono do Pachuca, um deles teria de sair.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

A entidade, então, optou por excluir o León, que seria rival do Flamengo no Grupo D da competição. Agora, a chave reúne apenas o Rubro-Negro, o Chelsea e o Espérance-TUN, ao menos até o anúncio do substituto.

O clube mexicano, todavia, não parece disposto a desistir. Presidente do León, Jesús Martínez Murguía garantiu que a diretoria seguiu as leis para criar a própria independência e criticou a Fifa.

Como argumento, o dirigente citou até as participações de Manchester City e Girona-ESP na Liga dos Campeões, que tem a mesma regra. Os dois são do mesmo controlador, o Grupo City, mas jogaram a competição.

"Fizemos o mesmo que Girona e Manchester City fizeram com a Uefa, na época em que jogaram a Liga dos Campeões. Criamos um truste nos Estados Unidos. O truste garante independência absoluta do León, mas eles não aceitaram”, disse à "ESPN".

No caso do Grupo City, os controladores tomaram medidas que restringiram o poder dos investidores durante o torneio. Assim, a Uefa liberou a participação na Liga dos Campeões, diferentemente da Fifa.

O León, porém, garante que comprovou à entidade que é gerido de forma autônoma. Com o pedido de reconsideração negado, o clube prometeu ir à Justiça para buscar a vaga no Mundial.

Até agora, não está claro quem será escolhido para ocupar o lugar. Alajuelense-CRC, América-MEX, Tigres-MEX, LAFC-EUA e Philadelphia Union-EUA já manifestaram interesse em participar da competição.

Como ficou o cronograma do Flamengo?

O Rubro-Negro tem estreia no Mundial de Clubes marcada para o dia 16 de junho, uma segunda-feira, contra o Espérance. Na Filadélfia, o duelo começa às 22h (horário de Brasília).

A segunda rodada reserva o encontro com o poderoso Chelsea, no jogo mais aguardado do grupo. O confronto acontece no dia 20 de junho, uma sexta-feira, às 15h.

Por fim, a incógnita fica pela terceira partida da fase de grupos, que seria contra o León. Com o adversário excluído, o Flamengo ainda aguarda para saber quem será o quarto integrante da chave.