Presidente do Grêmio defende o Flamengo e critica Leila Pereira em debate sobre Liga

30/04/2023, 12:36
Atualizado: 01/11/2023
Beto Guerra, presidente do Grêmio; mandatário defendeu postura do Flamengo na Libra e criticou falas de presidente do Palmeiras

Na dia 14 de abril, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, alfinetou o Flamengo e criticou a postura do presidente Rodolfo Landim na Libra. Assim, reiniciou o debate sobre divisão de cotas de transmissão dentro de uma possível Liga. Em entrevista à ESPN, Beto Guerra, presidente do Grêmio, defendeu a postura do Rubro-Negro e criticou as falas de Leila.

“Todos estão satisfeitos, se não é o ótimo, está muito bom, muito mais próximo do que seria justo. Até porque, temos que reconhecer que se o Flamengo saísse e negociasse sozinho os seus direitos, talvez conseguisse mais do que consegue na Libra. Está lá, abriu mão de determinadas receitas, pediu que outras sejam preservadas por algum tempo e todos concordaram. Então, não entendi a colocação da Leila naquele tom”, disse Beto Guerra.

Leia também: Técnico do Racing balança no cargo antes de enfrentar Flamengo

Além disso, Beto Guerra citou os possíveis problemas que a cláusula de unanimidade pode causar no futuro e citou o exemplo da Premier League. Ao assinarem o contrato de direitos de transmissão, os clubes decidiram dividir 90% dos direitos do exterior igualmente, ou seja, 4,5% para cada clube.

Contudo, com o crescimento midiático da Liga, os valores de transmissões no exterior ultrapassaram as transmissões domésticas. Em função da cláusula de unanimidade, os clubes que mais geram audiência não conseguem aumentar a porcentagem de ganho.

“O único tema que está sendo debatido internamente é a unanimidade. Me incomoda a unanimidade, mas é um tema secundário, não deixaria de assinar a Libra pela questão da unanimidade. A unanimidade não beneficia só o Flamengo, pode causar danos para os clubes que queiram mudar algumas coisa. É o caso da Premier League, que não consideraram os direitos de transmissão para o exterior e hoje os grandes não conseguem mudar a regra”, concluiu.

Briga entre Flamengo e Palmeiras pode afetar criação de Liga, afirma jornalista

A divisão entre os clubes brasileiros sempre foi empecilho na criação de uma Liga para organizar o Brasileirão. Na opinião do jornalista Rodrigo Mattos, do UOL, o racha entre Landim e Leila pode afetar o desenvolvimento da Libra.

“Todos (os times) estão dispostos a defender que a fórmula bolada por este bloco (Libra) faria o futebol brasileiro melhorar e equilibrar. Agora, que Leila ‘deu um soco no estômago’ de Landim, a solidez do grupo está em contestação. Negociações pela fundação da liga seguem, apesar de nem sempre chegarem ao noticiário.”


Compartilhe
Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.