O presidente da Fifa, Gianni Infantino, publicou um vídeo em sua conta no Instagram dando boas-vindas ao Flamengo pela presença no Super Mundial de Clubes de 2025. A taça será disputada de junho a julho nos Estados Unidos. A competição irá reunir 32 clubes de todo o mundo. Além do Fla, Fluminense e Palmeiras no Brasil já estão garantidos no torneio.
De acordo com a Fifa, 12 vagas vão para clubes da Europa, seis para a América do Sul, quatro para as Américas Central e do Norte, quatro para a África, quatro para a Ásia, uma para a Oceania e uma para o país-sede do Mundial. Por outro lado, antes da nova versão de 2025, o Mundial de 2024 terá uma outro modelo.
Leia também: Flamengo admite assumir dívida do Corinthians por Fausto Vera
A ideia é que no ano que vem tenha um playoff entre os campeões de todos os continentes, exceto a Europa. O vencedor da Uefa Champions League iria direto para a final. O último Mundial com o antigo formato foi o desse ano de 2023, com o Fluminense chegando na semifinal, eliminando o Al-Ahly, mas perdendo na decisão para o Manchester City por 4 a 0.
Mundial de 2025 será o quarto da história do Flamengo
Até o momento, o Flamengo já disputou três edições de Mundial de Clubes. Na primeira, foi campeão, vencendo o Liverpool, da Inglaterra, na grande final por 3 a 0. Por outro lado, na segunda, em 2019, ficou apenas com o vice, contra o próprio Liverpool: 1 a 0 na prorrogação.
Já na edição de 2022, caiu na semifinal para o Al-Hilal por 3 a 2. Na decisão por terceiro lugar, venceu o Al-Ahly por 4 a 2 e ficou com o bronze.
Jornalista (Unisuam), 27 anos, natural do Rio de Janeiro e trabalhando no MRN. Atuo na área da comunicação desde 2018 e já acumulei passagens pelo Jornal Ilha Notícias, TV Ilha Carioca, Rádio RPC e Urubu Intera...