Preparador físico explica estratégia do Flamengo para jogar em La Paz

21/04/2024, 20:10

O Flamengo volta ainda hoje para o Rio de Janeiro e já muda a chave do empate em 0 a 0 com o Palmeiras para o desafio de jogar com o Bolivar (BOL), nos 3600 metros de La Paz. A preocupação com o jogo de quarta (24) é tanta que o chefe da preparação física foi convocado à entrevista coletiva. Fábio Mahseredjian trouxe dados científicos para explicar a estratégia do clube para a viagem para a Bolívia.

Perguntado sobre o motivo do Flamengo ter decidido ficar em Santa Cruz de la Serra até horas antes da partida no estádio Hernando Siles, às 21h30 de quarta (24). Fábio Mahseredjian explicou: “Jogos em altas altitudes são sempre aleatórios. Vamos sentir os efeitos da altitude. Nossa estrategia de chegar na hora do jogo é para evitar o mal agudo da montanha”.

Mahseredjian usa ciência para justificar Pedro e De La Cruz no banco

Ainda na explicação, Fábio Mahseredjian detalhou quais são os sintomas que os jogadores sentem durante o período em locais dealta altitude, como o profissional classificou La Paz: “Os efeitos da falta de oxigênio vem com o tempo. A náusea, a dor de cabeça, a falta de ar. É isso que queremos evitar”.

Mahseredjian detalhou estratégia do Flamengo

Para finalizar a explicação, Mahseredjian reconheceu que não há como evitar que o Flamengo sinta os efeitos da altitude: “A performance vai estar comprometida. O desafio é recuperar os atletas e saber quem sente mais atuando na altitude”.

O Flamengo treina na manhã desta segunda (22) e viaja logo em seguida. O elenco vai ficar em Santa Cruz de la Serra até a quarta (24), quando horas antes do jogo subirá para La Paz. Essa é a mesma estratégia que a comissão técnica de Tite usava em jogos da Seleção Brasileira.


Partilha