Preparador de Paulo Sousa faz palestra para funcionários do Flamengo e reforça preocupação em deixar legado no clube
O preparador físico Antonio Gómez fez uma palestra para membros do departamento físico do Flamengo. Funcionários do profissional e da base participaram do evento, ocorrido na última sexta-feira (11), no Ninho do Urubu.
Diversos membros da preparação física estiveram na palestra. Funcionários da base e fisiologistas agradeceram ao preparador catalão pela troca de conhecimento. Um dos temas da apresentação foi a periodização do microciclo do treinamento do Flamengo.
Leia mais: Flamengo disponibiliza mais ingressos para partida contra o Bangu; veja como comprar
Ou seja, o preparador de Paulo Sousa falou sobre a menor unidade dos períodos de treinos, cujo foco são os objetivos de curto prazo. Por exemplo, a melhora em técnicas simples, posicionamentos, entre outros. Contudo, já nesta fase do treinamento, é fundamental ajustar a intensidade e volume de atividades para atingir os resultados. Em suma, o microciclo é uma fase da periodização, que pode ser entendido como um calendário da preparação física.
Com experiências em Liverpool e Barcelona em 20 anos de futebol, Antonio Gómez é doutor em Ciências da Atividade Física e do Esporte. Além disso, ele também tem carreira acadêmica em diversas universidades europeias.
Leia mais: Estreante no Maracanã, Paulo Sousa terá jantar com elenco no estádio
Com essa palestra, a comissão de Paulo Sousa reforça a preocupação em trocar experiência com os profissionais do Ninho do Urubu. Lluis Sala, outro preparador da equipe do treinador rubro-negro, compartilhou a palestra de Antonio Gomez nas redes sociais e reforçou essa desejo de compartilhar conhecimento e deixar um legado para preparação do Flamengo. “O todo é mais importante do que a soma das partes”, disse Lluis Sala.
A preocupação com um legado no Flamengo
Diferentemente do que houve com Jorge Jesus, a comissão de Paulo Sousa se mostra bastante preocupada em deixar um legado no clube. Embora a diretoria tenha ‘entregue as chaves do CT’ para o português, há uma troca de ideias com os profissionais do Rubro-Negro. Lluís Sala comentou com a FlaTV sobre esse compartilhamento de experiência com pessoas do Ninho do Urubu.
“Tanto Antonio (Gómez) como eu, gostamos de compartilhar as coisas que fazemos aonde vamos. O material que precisamos para trabalhar, é o material que quem compra é o Flamengo. Então não tem sentido usarmos esse material, o GPS, o TMG ou as máquinas que vão chegar, sem depois ensinar as pessoas que estão trabalhando aqui no dia a dia com os jogadores. Mesmo com os fisioterapeutas e os preparadores físicos da base, porque hoje somos nós, mas amanhã podem ser eles que estão aqui, ou outra comissão”, ressaltou o preparador.
Leia mais: Maracanã divulga vídeo e mostra ótimo estado do gramado híbrido
A nova comissão trouxe o WIMU, um aplicativo de GPS para um monitoramento mais amplo dos dados simultâneos da academia e do campo de treinamento, e o TGM, um aparelho que auxilia na avaliação do potencial de contração muscular, para o Flamengo. Além disso, Paulo Sousa já instalou um telão à beira do gramado para correções táticas. No entanto, as novidades não param por aí. Quando questionado se pediria mais equipamentos para o clube, Lluís Sala não descartou a chegada de novas tecnologias.
“Nós pretendemos trazer tudo que usamos anteriormente e que precisamos para trabalhar aqui. Então, nós pensamos que um clube do mais alto nível precisa ter todos os dispositivos do mais alto nível. Então, tudo que estamos trazendo para cá é o melhor para nós. Essas tecnologias são novas aqui no Brasil, mas há muito tempo estão usando elas. É muito importante ter esse material conosco para fazer o melhor para os jogadores e o clube”, completou o catalão.
Apaixonado por contar histórias. Profissional com facilidade na escrita e na comunicação. Atualmente, redator no Mundo Rubro Negro