Pré-temporada nos EUA: Tite faz balanço sobre prós e contras

29/01/2024, 16:15
Tite em entrevista coletiva antes de jogo do Flamengo; em entrevista, treinador avaliou período do time nos EUA e falou sobre Campeonato Carioca

O Flamengo realizou seu penúltimo treino nos Estados Unidos nesta terça-feira (29) e já prepara o retorno para o Brasil. Em entrevista à Fla TV, o técnico Tite avaliou a evolução da equipe em treinamentos e amistosos de pré-temporada, contra Orlando City e Philadelphia Union, e destacou o que considerou pontos positivos e negativos.

Tite destacou que o elenco manteve estrutura de alto nível para treinos e, além disso, a viagem resultou em uma evolução das relações humanas entre os atletas e comissão técnica. Ele também valorizou as oportunidades que jovens da base recebem no Carioca. Contudo, entende que não utilizar os principais jogadores em todos os jogos do Estadual pode prejudicar as pretensões para a primeira fase do torneio.

➕: Vizeu marca, mas perde gol inacreditável em vitória do Criciúma

“Teve sim (alto nível na pré-temporada). Naquilo que é responsabilidade minha, dá para conciliar as duas coisas. Mas na vida não se ganha tudo. A gente dá oportunidade para garotos jovens surgiram e participarem, assim como Matheus (Cunha), Pablo, Thiago e Matheuzinho jogaram com os jovens. Mas participar sem um poderio técnico maior no Carioca te tira a possibilidade de ter vencido, teoricamente, mais jogos.”

Tite comentou também sobre os amistosos de pré-temporada: vitória sobre o Philadelphia e empate com o Orlando City. Ele celebrou a oportunidade de enfrentar semifinalistas de suas conferências na última edição da MLS, nível superior ao que encontra no Estadual. A utilização de todo o grupo que foi aos EUA também foi motivo de comemoração.

No entanto, voltou a falar que o período aumentou as responsabilidades da equipe no Campeonato Carioca. Isso porque, após estreia com vitória do time principal, o grupo de jovens do Flamengo empatou as duas partidas que jogou: Nova Iguaçu e Portuguesa. O time está na oitava posição, com cinco pontos.

“Em contrapartida, ela nos dá a possibilidade de fazer um trabalho físico intenso, relações de trabalhos táticos e desenvolvimento contra equipes com nível técnico maior. São duas equipes que tiveram nas semifinais na MLS, o Orlando perdeu para o time que foi campeão na prorrogação com um jogador a menos. Estamos em um período de preparação, ainda sem melhor condição e usando 20 atletas nos dois jogos. Te traz componente de benefício, mas também exime das responsabilidades. Precisamos vencer e estar em uma melhor colocação possível no Carioca para não só classificar, mas avançar em vantagem.” .

Tite irá utilizar força máxima em partida contra o Sampaio Corrêa

Como valoriza a disputa do Campeonato Carioca, Tite irá utilizar força máxima na partida contra o Sampaio Corrêa, nesta quarta-feira (31). O elenco irá retornar dos Estados Unidos ao Brasil diretamente para Belém, no Pará, onde irá ocorrer a partida válida pela quinta rodada.

O elenco alternativo de jovens da base poderia jogar ainda mais uma partida de acordo com o regulamento do Carioca. Contudo, Tite entende que a equipe precisa da melhor colocação possível no torneio e optou pelo time com os principais nomes do Flamengo para o jogo. O time titular, entretanto, deve variar a partir da forma física de cada atleta.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.