PRA DECIDIR EM CASA! Cheio de desfalques, Fla encara River visando liderança do grupo
A semana que se seguiu desde a tão esperada classificação para as oitavas da Libertadores não foi tão boa para o Flamengo. Empate no clássico contra o Vasco e vários desfalques deixaram os dias no Rubro-Negro um pouco mais tensos do que vinha sendo, mas foi com essa sensação que o elenco viajou para Buenos Aires, onde enfrentará o River Plate, nesta quarta-feira (23), pela última rodada da fase de grupo da competição continental.
A semana no Flamengo
Após conseguir eliminar o trauma de três eliminações seguidas na fase de grupos da Libertadores, o Flamengo teve vários motivos para se preocupar. Ainda no duelo da última quarta (16), o técnico Maurício Barbieri perdeu Juan antes do fim da primeira etapa. O zagueiro de 39 anos teve problemas musculares e não tem retorno previsto.
Com dois desfalques garantidos – além de Juan, Diego já era ausência confirmada por conta de suspensão –, o jovem treinador do Mais Querido teve mais um grande motivo para perder alguns fios de cabelo. No embate contra o Vasco, que terminou empatado em 1 a 1, Réver teve uma lesão no ombro e se tornou mais um atleta no departamento médico.
Há poucos dias, Diego também era desfalque por lesão. No período em que ficou ausente, Geuvânio foi o escolhido para lhe substituir, com Éverton Ribeiro jogando mais pelo meio. Eis que na última segunda-feira (21), o camisa 23 torceu o tornozelo no treino e se tornou o quarto desfalque do Mengão.
Sem a zaga titular Barbieri deve usar Rhodolfo e Léo Duarte contra a equipe argentina, enquanto que para a vaga de Diego o treinador deve apostar no jovem Jean Lucas, que já vinha ganhando chances na função.
O adversário
O River não perde há 16 jogos (12 vitórias e 4 empates). A última derrota foi para o Vélez Sarsfield, no dia 24 de fevereiro, quatro dias antes da estreia na Libertadores, contra o Flamengo, que terminou em 2 a 2. O bom momento dos Millonarios começou, principalmente, após a chegada do meia Juan Quintero, que é um dos desfalques do clube argentino para o duelo desta quarta. O colombiano está entre os pré-convocados por José Pékerman e já foi liberado para se apresentar à seleção.
Outra importância ausência para o time comandado por Marcelo Gallardo é o de Gonzalo "Pitty" Martinez, camisa 10 e vice-artilheiro da equipe na temporada.
Retrospecto
No último embate entre as equipes o Flamengo foi um pouco melhor mas errou muito e acabou apenas empatando. Henrique Dourado, de pênalti, e Everton, hoje no São Paulo, marcaram para o rubro-negro, enquanto Mora e Mayada fizeram os gols dos argentinos.
O placar aumentou a sequência de jogos sem vitórias sobre o River para cinco. A última vitória do Mengão foi pela Copa Libertadores de 1993. Mesmo com a retrospectiva ruim, o duelo é equilibrado: 5 vitórias argentinas, 4 brasileiras e 2 empates.
Flamengo e River Plate se enfrentam na próxima quarta-feira (23), no Monumental de Núñez. A bola rola às 21h45 e o vencedor ficará na liderança do Grupo 4, o que na teoria significa enfrentar um adversário "mais fraco" e o principal: decide em casa.
Ficha técnica
River Plate x Flamengo
Data: 23/05/2018
Horário: 21h45
Provável escalação do Flamengo: Diego Alves; Rodinei, Léo Duarte, Rhodolfo, Renê; Cuéllar; Éverton Ribeiro, Jean Lucas, Lucas Paquetá, Vinicius Júnior; Henrique Dourado. Reservas: César, Thiago, Trauco, Thuler, Trauco, Jonas, Rômulo, Arão, Marlos Moreno, Lincoln e Felipe Vizeu. Técnico: Maurício Barbieri
Transmissão: @MRN_CRF
*Créditos da imagem destacada: Gilvan de Souza/Flamengo
Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...