Possível adversário do Flamengo na Libertadores: Palmeiras

03/06/2024, 09:45
Time do Palmeiras perfilado antes de partida da Libertadores; 1º do Grupo F, paulistas podem enfrentar Flamengo

O Flamengo avançou como segundo colocado do Grupo E da Libertadores e pode pegar qualquer um dos oito líderes no sorteio das oitavas de final, que será nesta segunda-feira (3), às 13h. Para deixar o torcedor preparado, o Mundo Bola preparou uma série de matérias para destrinchar os possíveis adversários, e o Palmeiras está entre eles.

Classificação na segunda colocação cria cenários como esse: possibilidade de enfrentar time que poderia ser rival apenas em fases futuras ou até mesmo na final. Líder do Grupo F e um dos quatro que seguem invictos, o Palmeiras somou 14 pontos na primeira fase e tem a terceira campanha geral da Libertadores.

➕: Flamengo aguarda julgamento para negociar renovação de Gabigol, diz Braz

O time paulista fez campanha de quatro vitórias e dois empates no grupo que tinha também San Lorenzo (ARG), Independiente del Valle (EQU) e Liverpool (URU). Confiança no trabalho longevo do técnico Abel Ferreira e direito de decidir oitavas no gramado sintético do Allianz Parque fazem do time uma das principais forças do pote 1, assim como o Flamengo no pote 2.

Palmeiras na Libertadores 2024

O Palmeiras apresentou oscilações de desempenho ao longo da fase de grupos, mas conseguiu os resultados para avançar com seis pontos de vantagem na primeira posição. Um quesito marcante foi a capacidade do time buscar empates ou vitórias após sair atrás no placar, algo que aconteceu três vezes.

Time reserva precisou correr atrás do empate em 1 a 1 após sair perdendo na estreia para o San Lorenzo, na Argentina. Em seguida, dessa vez jogando em casa, conquistou virada por 3 a 1 sobre o Liverpool depois de ter sofrido um gol com 3 minutos de jogo.

A mais impactante aconteceu contra o Del Valle. Na altitude de 2.850m de Quito, no Equador, o Palmeiras venceu por 3 a 2 com gol de Luiz Guilherme no último minuto. Time equatoriano chegou a abrir 2 a 0, mas gols de Endrick, do ex-Flamengo Lázaro e de Luiz viraram o placar e chamaram atenção pelo desempenho nas condições adversas.

Jogos do returno estavam com cenário mais favorável após goleada sobre o Liverpool e novo triunfo sobre o Del Valle. Já o empate sem gols com o San Lorenzo na última rodada, ainda que time já estivesse garantido em primeiro, levantou questionamentos sobre dificuldade de criação da equipe.

  • San Lorenzo 1 x 1 Palmeiras- 1ª rodada
  • Palmeiras 3 x 1 Liverpool- 2ª rodada
  • Independiente de Valle 2 x 3 Palmeiras- 3ª rodada
  • Liverpool 0 x 5 Palmeiras- 4ª rodada
  • Palmeiras 2 x 1 Independiente del Valle- 5ª rodada
  • Palmeiras 0 x 0 San Lorenzo- 6ª rodada

Ida de Endrick ao Real Madrid gera apreensão, mas confiança está em Abel Ferreira

Endrick e Abel Ferreira em jogo do Palmeiras;
Foto: Cesar Greco/ Palmeiras

O empate com o San Lorenzo marcou também a despedida de Endrick. Prestes a completar 18 anos, o atacante está com a Seleção Brasileira e depois irá se apresentar de forma definitiva ao Real Madrid. Saída que gera apreensão por quem será o substituto no time titular, pois apesar de não ter grandes números no ano, o jovem era uma referência técnica no ataque.

Mas a confiança do torcedor e da diretoria segue alta com o trabalho do técnico Abel Ferreira. Em seu quarto ano no time paulista, o treinador conseguiu montar times eficientes e muito competitivos para vencer títulos nos últimos anos. Agora, expectativa é que encontre solução para saída de Endrick.

A escolha natural do treinador é o argentino Flaco López, artilheiro do time no ano com 11 gols. Mas o centroavante tem características diferentes do jovem e, além disso, marcou 10 desses gols no Campeonato Paulista. Ele tem um gol pela Libertadores e ainda não conseguiu balançar as redes no Brasileiro.

Outro nome que é esperança de gols na temporada é o meia Raphael Veiga, responsável pelas bolas paradas. Nove gols e quatro assistências na temporada fazem dele o vice-líder em participações diretas do time.

Vale destaque também para o jovem Estevão, de 17 anos, que se tornou titular e está chamando atenção pela qualidade muito acima da média. O Palmeiras, aliás, já encaminhou venda ao Chelsea por 60 milhões de euros (R$ 350 milhões).

Palmeiras no Brasileirão

Se as oscilações na Libertadores não custaram muito caro, o mesmo não pode ser dito da campanha no Brasileirão. O time soma 11 pontos e está na sétima colocação no fim da sétima rodada. Campanha de três vitórias, dois empates e duas derrotas (52% de aproveitamento).

Derrotas essas que foram em casa para Internacional e Athletico-PR, enquanto empatou com São Paulo e Flamengo. As vitórias até aqui foram conquistadas sobre Vitória, Cuiabá e Criciúma. Ou seja, ainda não venceu times apontados como concorrentes ao título brasileiro.

Próximos jogos do Palmeiras

A Libertadores ficará parada durante a Copa América e retornará nas oitavas somente na semana do dia 13 de agosto. Até lá, Flamengo e Palmeiras terão cerca de 14 confrontos pelo Campeonato Brasileiro e, curiosamente, devem se enfrentar no último jogo antes do mata-mata. Afinal, duelo da 21ª rodada está previsto para dia 10 de agosto.

Aproveitamento do Flamengo contra o Palmeiras

Caso caia contra o Palmeiras no sorteio da Libertadores, o Flamengo terá a missão de melhorar o aproveitamento contra os paulistas para classificar. O índice melhorou nos últimos anos, mas segue em 43% no momento.

São 36 vitórias rubro-negras, 33 empates e 39 derrotas em 108 jogos. Grande maioria desses jogos aconteceu em fases iniciais ou mata-matas de torneio nacionais, mas em três oportunidades se encontraram em competições internacionais.

A última e única na Libertadores foi a derrota do Flamengo na prorrogação da final da Libertadores de 2021. Mas desejo é que as finais da Copa Mercosul de 1999 sirva de inspiração em caso de confronto. Afinal, vitória por 4 a 3 no jogo de ida e gol nos minutos finais para empate em 3 a 3 na volta garantiram título rubro-negro.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.