Possível adversário do Flamengo na Libertadores: Junior Barranquilla

30/05/2024, 12:57
Time do Junior Barranquilla perfilado antes de partida pela Libertadores; time colombiano pode ser adversário do Flamengo nas oitavas de final

O Flamengo se classificou na segunda colocação do Grupo E da Libertadores e será sorteado para enfrentar um dos oito líderes nas oitavas de final. Para deixar o torcedor preparado, o Mundo Bola preparou uma série de matérias para destrinchar os possíveis adversários rubro-negros, e o primeiro é um velho conhecido: o colombiano Junior Barranquilla.

O Junior somou 10 pontos e foi líder do Grupo D, que tinha também Botafogo, LDU e Universitário (PER). Pontuação, porém, faz do time o primeiro colocado de pior campanha até o momento. Com sede em Barranquilla, cidade com aproximadamente 1,2 milhão de habitantes e sem efeitos de altitude, clube manda jogos no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, que comporta 46.692 torcedores.

➕: Gustavinho aponta caminho para Flamengo superar Franca na final do NBB

Apesar da pontuação abaixo de outros líderes, o time conta com nomes conhecidos do futebol colombiano, como o experiente atacante Carlos Bacca, e é esperança no país de nova boa campanha.

Saiba mais sobre possível adversário do Flamengo nas oitavas de final abaixo. O sorteio da Libertadores acontece nesta segunda-feira (3), a partir das 13h (horário de Brasília), na sede da Conmebol em Luque, no Paraguai.

Junior Barranquilla na Libertadores 2024

Estreia com vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo, no Nilton Santos, aumentaram as expectativas para o campanha do Junior Barranquilla no Grupo D da Libertadores. Entretanto, primeira fase sem sequer uma vitória como mandante resultou em disputa pela liderança até a última rodada e pior campanha do pote 1.

Após a vitória sobre o rival do Flamengo, o time emplacou três empates em 1 a 1. Primeiro em sequência no Metropolitano Roberto Meléndez, contra o Universitário e LDU, respectivamente. Em seguida, já no segundo turno, empatou também ao visitar o time peruano.

Grupo com muitos empates permitiu classificação garantida com triunfo sobre a LDU em Quito, no Equador, segunda e última vitória do time na fase de grupos. Isso porque o primeiro lugar foi definido no saldo de gols após empatar em 0 a 0 com o Botafogo, em casa, na última rodada.

  • Botafogo 3 x 1 Junior Barranquilla- 1ª rodada
  • Junior Barranquilla 1 x 1 Universitário- 2ª rodada
  • Junior Barranquilla 1 x 1 LDU- 3ª rodada
  • Universitário 1 x 1 Junior Barranquilla- 4ª rodada
  • LDU 0 x 1 Junior Barranquilla- 5ª rodada
  • Junior Barranquilla 0 x 0 Botafogo- 6ª rodada

Carlos Bacca é artilheiro e destaque, mas dependência é maior problema

Carlos Bacca em campo pelo Junior Barranquilla
Foto: LUIS ACOSTA/ AFP via Getty Images

Aos 37 anos, o centroavante Carlos Bacca segue como referência no futebol colombiano após anos de Europa e seleção nacional. E seu desempenho na temporada justifica a idolatria dos torcedores do Junior, time que o revelou para o futebol, já que ele marcou 16 gols e deu três assistência em 29 jogos até aqui.

Em terceira temporada desde o retorno do futebol europeu, essa é a melhor média do atacante até aqui e fundamental para a classificação do Junior. Afinal, marcou dois gols na vitória sobre o Botafogo, empatou placar contra a LDU e deu assistência para empate contra Universitário. Mas a dependência ao bom desempenho do atleta foi exposta durante a Libertadores.

O time do técnico Arturo Reyes não foi bem quando teve maior posse de bola e foi obrigado a criar. Foram pouquíssimas chances de gols criadas e praticamente todas buscando o centroavante, que naturalmente não apresenta mais a eficiência de anos anteriores.

Briga por classificação no Campeonato Colombiano

O Junior Barranquilla se classificou na sétima posição para o quadrangular semifinal do Apertura do Campeonato Colombiano. Agora, na segunda posição do grupo A e empatado em oito pontos com o líder Deportivo Pereira, sonha em conquistar vaga na final na última rodada.

O time entra em campo neste domingo (2) contra o Millonarios, adversário do Flamengo no grupo da Libertadores. Há diferentes cenários para conquistar a classificação. Um empate obriga a torcer por tropeço do Deportivo Pereira contra o Atlético Bucaramanga.

Mas, em caso de vitória, pode se classificar até mesmo se o adversário também vencer. Isso porque o critério que faz o rival ser líder é o número de gols marcados (6 a 5). Até mesmo saldo de gols está empatado em 1 a 1. Sendo assim, ainda que o Deportivo vença, triunfo por pelo menos dois gols a mais fará do Junior finalista.

Os dois jogos acontecerão no domingo (2), às 19h, e expectativa é de última rodada emocionante.

Calendário do Junior Barranquilla está indefinido

O Clausura, segunda fase do Campeonato Colombiano, ainda não tem data definida para os primeiros confrontos. Considerando os jogos da temporada passada. A tendência é que partidas aconteçam a partir do início de julho.

Portanto, caso não avance à final, o time ficará cerca de um mês sem entrar em campo. Isso significa que, após esse período, terá aproximadamente seis jogos antes das oitavas de final da Libertadores, marcadas para as semanas dois dias 14 e 21 de agosto.

Flamengo tem 100% de aproveitamento contra o Junior Barranquilla

Um time que não tem altitude e não vai bem jogando dentro de casa já seria um bom encaixe de adversário para o Flamengo no sorteio da Libertadores, mas o histórico contra o Junior faz time ser provavelmente o rival ideal.

O Mengão venceu todos os seis jogos que disputou contra os colombianos entre 1984 e 2020, sendo quatro pela Libertadores e outros dois por semifinal de Copa Sul-Americana. Foram 14 gols marcados pelo Fla e apenas cinco sofridos, médias de, respectivamente, 2,3 e 0,83 por jogo. Veja retrospecto:

  • Flamengo 3 x 1 Junior Barranquilla- Libertadores 2020
  • Junior Barranquilla 1 x 2 Flamengo- Libertadores 2020
  • Junior Barranquilla 0 x 2 Flamengo- Sul-Americana 2017
  • Flamengo 3 x 1 Junior Barranquilla- Sul-Americana 2017
  • Flamengo 3 x 1 Junior Barranquilla- Libertadores 1984
  • Junior Barranquilla 1 x 2 Flamengo- Libertadores 1984

O último jogo aconteceu no início de 2020, pela fas e de grupos da Libertadores. Atual campeão brasileiro e continental, o Fla começou a temporada voando e o Junior foi mais uma vítima daquele time dominante. Com time misto, conquistou vitória com gols de Thuler, Lincoln e Bruno Henrique.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.