O Flamengo se classificou na segunda colocação do Grupo E da Libertadores e será sorteado para enfrentar um dos oito líderes nas oitavas de final. Para deixar o torcedor preparado, o Mundo Bola preparou uma série de matérias para destrinchar os possíveis adversários rubro-negros, e o Bolívar é a bola da vez.
Apesar de ser o clube mais tradicional da Bolívia, o Bolívar não tem o mesmo peso no cenário continental. Em busca de seu primeiro título de Libertadores da América, a equipe chega ao mata-mata com um grande trunfo: o Estádio Hernando Siles.
➕ Possível adversário do Flamengo na Libertadores: São Paulo
Com capacidade para 42.000 torcedores, o Hernando Siles é a casa do time boliviano, que costumeiramente leva vantagem sobre os rivais quando atua em seus domínios, principalmente pelo fator altitude, visto que o estádio fica a 3.640 m acima do nível do mar.
Bolívar na Libertadores 2024
Na Libertadores 2024, inclusive, o Bolívar venceu todos os jogos disputados em casa, e se classificou para as oitavas de final em primeiro lugar do Grupo E, com 13 pontos. Os adversários da grupo foram Flamengo, Palestino e Millonarios.
O primeiro compromisso na fase de grupos da Libertadores foi contra o Palestino, fora de casa, e a equipe já iniciou o torneio continental com o pé direito, goleando os chilenos por 4 a 0. Na segunda partida, contra o Millonarios, jogando em seus domínios, o time boliviano venceu por 3 a 2.
Na terceira jornada, o duelo foi contra o Flamengo, também no Estádio Hernando Siles, e venceu por 2 a 1. O primeiro tropeço na fase de grupos veio apenas na quarta rodada, quando o Bolívar empatou em 1 a 1 com o Millonarios.
Na quinta rodada, ‘desceu o morro’ e foi até o Rio de Janeiro para enfrentar o Flamengo, quando sofreu a única derrota da fase de grupos, e foi goleado por 4 a 0 no Maracanã. Na última jornada, o time boliviano voltou a vencer, e aplicou um 3 a 1 sobre o Palestino.
- Palestino 0×4 Bolívar – 1ª rodada
- Bolívar 3×2 Millonarios – 2ª rodada
- Bolívar 2×1 Flamengo – 3ª rodada
- Millonarios 1×1 Bolívar – 4ª rodada
- Flamengo 4×0 Bolívar – 5ª rodada
- Bolívar 3×1 Palestino – 6ª rodada
Pontos fortes e jogadores de destaque
Dono de um elenco com jogadores habilidosos, o Bolívar tem quatro jogadores – de posições diferentes – entre destaques. Um dos nomes para o Flamengo ficar atento é o volante Justiniano, que inicia todas as ações ofensivas da equipe.
Chegando ao meio campo, o destaque é Ramiro Vaca, um dos melhores jogadores do país. Patito Rodrigues é perigoso, tem boa condução de bola e faz bela dupla com Chico da Costa, o artilheiro do Bolívar na Libertadores, com cinco gols.
Desempenho no Campeonato Boliviano
Pela Liga Nacional, o clube boliviano é o líder da classificação geral, com 10 pontos, pós etapa Clausura. A equipe não perdeu nesta fase do torneio, e em quatro jogos, venceu três – com duas goleadas – e empatou um.
Na primeira rodada, venceu o Independiente Petrolero por 1 a 0. Na segunda, goleou o Real Tomayapo por 4 a 1. A terceira jornada foi o único tropeço, e o Bolívar não saiu do 1 a 1 com o Aurora. Na quarta e última, mais um atropelo: 4 a 0 no Deportivo Real Santa Cruz.
O último pelo campeonato nacional foi disputado contra o Santa Cruz, no dia 25 de maio. Inicialmente, ainda em relação à Liga Boliviana, a equipe tem calendário indefinido.
Desta forma, aguarda o sorteio das oitavas de final da Copa Libertadores da América, marcado para a próxima segunda-feira, 3 de junho. O evento será realizado na sede da Conmebol, às 13h (horário de Brasília).
Flamengo e Bolívar na história
Flamengo e Bolívar se enfrentaram apenas seis vezes na história, e todos os jogos foram válidos pela Copa Libertadores da América. O time boliviano tem sutil vantagem sobre o Rubro-Negro, com uma vitória a mais.
- Bolívar 3×1 Flamengo – (8/4/1983)
- Flamengo 5×2 Bolívar – (3/6/1983)
- Flamengo 2×2 Bolívar – (12/3/2014)
- Bolívar 1×0 Flamengo– (19/3/2014)
- Bolívar 2×1 Flamengo – (24/4/2024)
- Flamengo 4×0 Bolívar – (15/5/2024)
O último jogo entre brasileiros e bolivianos foi nesta edição da Copa Libertadores da América, válido pela quinta rodada da fase de grupos. O Flamengo goleou o Bolívar por 4 a 0, com gols de Gerson, Pedro, Ayrton Lucas e Cebolinha.