O Flamengo se classificou na segunda colocação do Grupo E da Libertadores e será sorteado para enfrentar um dos oito líderes nas oitavas de final. Para deixar o torcedor preparado, o MRN preparou uma série de matérias para destrinchar os possíveis adversários rubro-negros, e o quarto é o tricampeão da América, São Paulo.
Tricampeão em 1992/1993 e 2005, o São Paulo quer voltar a ser respeitado na Copa Libertadores. O tricolor paulista tem o Morumbi como grande trunfo, pois a torcida sempre lota o estádio mais tradicional da capital paulista (depois do finado Pacaembu). Com técnico novo e vivendo bom momento, o São Paulo chega ao mata-mata da Libertadores em alta.
➕Possível adversário do Flamengo na Libertadores: River Plate
A chegada do argentino Luis Zubeldia, de 43 anos, para substituir o novato Thiago Carpini, mudou bastante o ambiente do São Paulo. Desde então, foram nove jogos, com sete vitórias e dois empates. Na Libertadores, em casa, o time venceu Cobresal (CHI) e Talleres (ARG), mas empatou com o Barcelona (EQU). Fora de casa, perdeu do Talleres na estreia, mas venceu Barcelona e Cobresal.
Com essa campanha, o São Paulo chegou a 13 pontos e ficou em primeiro no grupo B. O sorteio da Libertadores acontece nesta segunda-feira (3), a partir das 13h (horário de Brasília), na sede da Conmebol em Luque, no Paraguai.
São Paulo na Libertadores 2024
Um dos brasileiros tricampeões da Libertadores, com Flamengo, Grêmio, Santos e Palmeiras, o São Paulo vive longo e tenebroso inverno na competição. A última final foi a de 2006, quando perdeu para o Internacional. Até participações escassearam nos últimos anos. Em 2024, o tricolor quer voltar a ser protagonista.
Na fase de grupos da Libertadores 2024, o São Paulo estreou com derrota fora de casa. O time ainda comandado por Thiago Carpini foi a Córdoba e perdeu por 2 a 1 para o Talleres. Na segunda rodada, ainda com o brasileiro no comando técnico, vitória suada no Morumbi por 2 a 0 sobre o fraco Cobresal, do Chile.
A campanha seguiu com mais uma vitória, já com Zubeldia. Com gols de Calleri e Allison, o São Paulo bateu o Barcelona no estádio monumental de Guayaquil, palco do tricampeonato do Flamengo, em 2022. Na quarta rodada, nova vitória sobre o Cobresal, dessa vez por 3 a 1, no Chile, com gols de Nestor, Calleri e Luciano.
Nas duas últimas rodadas, o São Paulo contou com o Morumbi lotado, mas conseguiu apenas uma vitória. O empate por 0 a 0 com o fraco Barcelona ligou o sinal de alerta, mas a vitória por 2 a 0 sobre o Talleres em jogo que até a polícia se envolveu, acalmou a torcida.
- Talleres 2×1 São Paulo – 1ª rodada
- São Paulo 2×0 Cobresal – 2ª rodada
- Barcelona 0x2 São Paulo – 3ª rodada
- Cobresal 1×3 São Paulo – 4ª rodada
- São Paulo 0x0 Barcelona – 5ª rodada
- São Paulo 2×0 Talleres – 6ª rodada
Chegada do técnico Zubeldia mudou a temporada do São Paulo
O São Paulo iniciou 2024 apostando na juventude de Thiago Carpini. O ex-técnico do Água Santa, vice-campeão paulista de 2023, conseguiu vencer o Palmeiras na Supercopa do Brasil, nos pênaltis. Conseguiu também quebrar o tabu que dizia que o tricolor nunca venceria o Corinthians em Itaquera. Mas foi só.
Depois desse início promissor, o São Paulo de Carpini desandou. A eliminação nas semifinais do Paulistão 2024, para o Novorizontino, foi a gota d’água. Carpini ainda resistiu algumas rodadas, mas caiu após perder para o Flamengo por 2 a 1, na segunda rodada do Brasileirão. Zubeldia chegou e mudou tudo.
Energético e arrojado, o treinador argentino mudou o espirito do time e passou a usar as melhores características dos jogadores. Ele se livrou também do encosto James Rodrigues, colombiano que chegou com status de estrela e pouco ajudou. Para a sequência, o São Paulo conta com os talentos do goleiro Rafael, Calleri, Luciano, Arboleda, Lucas Moura e Luciano.
São Paulo no Brasileirão
O São Paulo é atualmente o quinto colocado do Brasileirão 2024. Com três vitórias, um empate e duas derrotas, o tricolor busca se manter em contato com os líderes. O time de Zubeldia quer voltar a ser campeão de um campeonato que não conquista desde o tricampeonato de 2006-2008.
Para ir bem nas três competições que ainda tem a disputar em 2024, Zubeldia sabe que precisa rodar o elenco do São Paulo. Peças importantes como Calleri, Lucas e Arboleda sentem a sequência de jogos. O tricolor sofreu nos anos recentes com sequências de lesões.
Flamengo e São Paulo na Libertadores
O São Paulo é um dos poucos clubes brasileiros que tem vantagem sobre o Flamengo no confronto direto. Em 148 jogos, o tricolor venceu 58 contra 48 vitórias rubro-negras. Foram 42 empates. Na Libertadores, foram apenas dois jogos, em 1993, na campanha do bicampeonato são-paulino.
O Flamengo de Júnior, Gaúcho, Gilmar e Paulo Nuns bateu de frente com o São Paulo de Telê, Rai, Müller e Palhinha. Foram dois grandes jogos entre o campeão brasileiro de 1992 e o campeão da Libertadores do mesmo ano. No Maracanã, empate por 1 a 1, com gols de Nélio e Palhinha.
No Morumbi, vitória do São Paulo por 2 a 0 com gols de Müller e Cafú. O tricolor seguiu na competição para ser bicampeão e depois vencer também o Mundial de Clubes. Se houver um reencontro em 2024, está mais do que na hora do Flamengo dar o troco.
Flamengo 1×1 São Paulo – Quartas de final – Libertadores 1993
São Paulo 2×0 Flamengo – Quartas de final – Libertadores 1993